O volante Gabriel Moscardo foi um dos grandes destaques positivos do Corinthians no ano de 2023. Após viver uma ascensão meteórica em sua primeira temporada como profissional, o jovem meio-campista de 18 anos está próximo de deixar o Timão para atuar no futebol francês.
De acordo com informações divulgadas pelo jornalista italiano Fabrizio Romano, especializado em notícias relacionadas ao mercado de transferências do futebol mundial, o Corinthians acertou os detalhes da negociação com o Paris Saint-Germain, da França, para vender Moscardo.
Ainda segundo o jornalista italiano, o clube francês deve pagar ao Corinthians 20 milhões de euros (cerca de 107 milhões de reais na cotação atual) fixos + 2 milhões de euros (10,7 milhões de reais) em bônus pela contratação do jovem volante revelado na base do Alvinegro Paulista.
Segundo o jornalista Marco Bello, o acordo da venda só não foi assinado e anunciado oficialmente ainda pois existe uma divergência entre a atual e a futura diretoria. O PSG estava pressionando para que a venda acontecesse ainda em 2023, mas deve ser concretizada apenas nos primeiros dias de 2024 devido ao impasse.
O clube francês irá adquirir todos os 80% que o Corinthians tem dos direitos econômicos do atleta, e Moscardo ainda cederá 10% ao clube para facilitar a negociação, ficando com outros 10%. O volante viajará para Paris assim que os clubes assinarem os documentos necessários para concretizar o negócio.
Caso a negociação seja sacramentada, Gabriel Moscardo se tornará o nome da maior venda história do Corinthians, superando Pedrinho, vendido por 18 milhões de euros em 2020, para o Benfica, de Portugal.
Gabriel Moscardo não possui nem um ano completo como jogador profissional de futebol. Em 2022, ele estava no sub-17 e subiu para o sub-20 no início de 2023. Após um curto período como titular da categoria, Vanderlei Luxemburgo, técnico do Corinthians na época, deu chances no time de cima e o volante rapidamente se destacou, assumindo a titularidade.
O meio-campista estreou pela equipe em maio deste ano e disputou 25 partidas, iniciando entre os titulares em 21 delas. Seu único gol marcado foi importante para a permanência do Corinthians na Série A, ao virar a partida contra o Vasco em São Januário.
Veja mais:
Retrospectiva 2023: relembre a campanha do Corinthians na Libertadores
Liga Nacional, Paulista, Copa do Brasil… Relembre todos os títulos de Deives pelo Corinthians Futsal
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados