Com o encerramento de 2023, o Corinthians se prepara para fazer um 2024 bem superior a última temporada, uma vez que o Timão não disputará a Libertadores da América, torneio mais importante do continente onde o Alvinegro Paulista fez uma de suas piores participações na história da competição. Dessa forma, a Central do Timão traz um resumo da participação corinthiana nesta edição.
Começo complicado
A primeira partida do torneio foi uma vitória por 3 x 0 sobre o Liverpool, do Uruguai, em Montevidéu, com dois gols de Róger Guedes e um de Balbuena, onde muitos torcedores puderam sonhar com uma boa fase de grupos do Alvinegro Paulista.
Entretanto, o primeiro revés aconteceu logo contra o Argentinos Juniors, na primeira vez do Timão atuando em casa na Libertadores. O duelo em questão culminou na saída de Fernando Lázaro do comando técnico corinthiano.
Troca no comando técnico
Com a saída de Fernando Lázaro, Corinthians trouxe Cuca para comandar o clube do Parque São Jorge. Entretanto, o próprio comandou apenas dois jogos do Timão, nenhum deles pela Libertadores, e logo pediu demissão, já que veio à tona o escandâlo sobre a violência sexual de vulnerável, em 1989, na cidade de Berna, na Suíça.
Dessa forma, o Timão disputou a terceira partida do torneio logo na estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando técnico alvinegro. Contudo, apesar de jogar melhor e dominar boa parte do jogo, o Corinthians foi derrotado por 2 x 1 para o Independiente del Valle, finalizando as primeiras três rodadas com somente três pontos conquistados.
Eliminação precoce e vexatória
Após um empate por 0 x 0 com o Argentinos Juniors em solo hermano, o Corinthians tinha apenas quatro pontos e precisava de uma vitória ou empate contando com combinação de resultados para se manter vivo na competição continental.
O adversário era novamente o Independiente del Valle, só que dessa vez a partida acontecia em Quito, há mais de 2500 metros de altitude. Apesar de medir esforços, o Timào saiu derrotado por 3 x 0 e acabou eliminado da competição mais importante do continente.
Na última partida, novamente uma vitória sobre o mesmo placar sobre os uruguaios. Dessa vez, com um equipe repleta de garotos e poucos experientes, o Timão triunfou com gols marcados por Matheus Araújo, Felipe Augusto e Adson. A vitória sobre os Negriazules fizeram o clube do Parque São Jorge ir à Copa Sul-Americana, já que terminou em terceiro colocado do grupo.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados