O Corinthians entra em campo neste domingo, 10, para decidir quem enfrentará o Palmeiras na final do Campeonato Paulista Feminino. Mas o departamento já havia sido notícia mais cedo, nesta sexta-feira, 8, devido a uma homenagem recebida na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Representado pela diretora Íris Sesso, o clube recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo da casa de leis paulista.
A honraria é a mais importante dentre as que podem ser concedidas pela Alesp, e sua outorga foi uma iniciativa do deputado estadual Jorge do Carmo (PT), que compôs a mesa da sessão solene em conjunto com Iris Sesso (diretora do Corinthians Feminino), Millene Domingues (embaixadora do Corinthians Feminino), Tamires (atleta), Marcos Bambam e Marco Rodrigues (torcida organizada Camisa 12) e Ana de Lima (torcida uniformizada Gaviões da Fiel).
O evento contou com diversas falas celebrando o departamento de futebol feminino do Corinthians, exaltando e reconhecendo o trabalho desenvolvido, que desde 2016 é o maior vencedor da modalidade em âmbito estadual, nacional e sul-americano. Além dos presentes na mesa, falou a co-deputada estadual Mariana Souza (PSOL), que fez uma fala antes de os trabalhos serem abertos na sessão.
O deputado Jorge do Carmo justificou a proposição da honraria com a finalidade de prestar tributo ao trabalho desenvolvido pelo clube na valorização e popularização do futebol feminino no Brasil. Segundo ele, o trabalho das Brabas lembra o povo brasileiro, pela sua resiliência em vencer mesmo diante de quaisquer dificuldades.
Ele completou ainda, afirmando que a homenagem também é uma exaltação às próprias mulheres, por conta do acolhimento feito pelo clube e pelas bandeiras sociais levantadas pelo departamento. Finalizou elogiando a presença da torcida nos jogos e ali, na Alesp, para prestigiar a homenagem.
Quem também falou no evento foi Ana Lorena Marchi, diretora de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol. Em sua manifestação, ela elogiou o Corinthians pela criação do departamento, parabenizando o clube pela valorização da modalidade e pelo trabalho em conquistar a torcida, elegendo o clube como um exemplo. Também citou o crescimento da modalidade na FPF, com a valorização dos torneios estaduais.
A história do futebol feminino foi lembrada no evento, com destaque à proibição da prática esportiva que durou mais de 40 anos no Brasil. Também foi destacado a popularidade do Corinthians nas redes sociais e a importância da modalidade no clube para a quebra do comportamento machista ainda presente na torcida. Campanhas promovidas pelo clube como a “Cale o Preconceito” e a “Respeita as Minas” foram exaltadas.
A lateral Tamires, que representou o elenco corinthiano na sessão solene, também discursou. Em sua fala, ela agradeceu a honraria. “O Corinthians merece essa homenagem, porque realmente vem fazendo um trabalho incrível desde 2016. O Corinthians está aqui recebendo esta homenagem não só pelos títulos conquistados, mas porque é um clube que respeita as mulheres”, declarou.
Milene Domingues, a embaixadora do Corinthians Feminino, fez uma fala emocionada, relembrando sua trajetória no esporte e destacando a forma como o trabalho desenvolvido pelo Corinthians mudou os rumos da modalidade, trazendo valorização e naturalizando a prática do esporte e mudando a cultura em torno da modalidade. “Como embaixadora, eu vivo sonhos que não pude viver quando era jogadora”, disse.
No final da cerimônia, foi entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo à diretora Íris Sesso, que em seguida também falou. Ela agradeceu ao presidente Augusto Melo e ao diretor administrativo Marcelo Mariano, relembrou o trabalho das últimas gestões pelo desenvolvimento do projeto e exaltou a Fiel, afirmando que sem ela o Corinthians Feminino não seria o que é hoje. Em seguida, foi encerrada a sessão.
Veja Mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians atinge feito que não acontecia desde 2020; saiba qual
Dupla de ataque decide, Corinthians vence o Vitória e sobe na tabela do Campeonato Brasileiro
Corinthians Feminino x São Paulo: onde assistir, escalação, desfalques e arbitragem
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados