Depois de horas de negociações com o Corinthians na última sexta-feira, o Zenit, da Rússia, pediu o goleiro Ivan e o meia-atacante Gustavo Mantuan em troca da liberação do centroavante Yuri Alberto. Os três jogadores assinariam contrato de empréstimo de um ano com seus novos clubes. De acordo com o jornalista Fábio Aleixo, primeiro a divulgar a informação, o negócio está “100% fechado”.
Nestes moldes, o empréstimo de Gustavo Mantuan teria opção de compra fixada no valor de 10 milhões de euros (R$ 55,3 milhões). O meia-atacante é monitorado pelo Zenit desde que começou a aparecer como profissional, e seu envolvimento na liberação de Yuri Alberto ao Corinthians teria sido um pedido do técnico do clube russo, Sergey Semak.
Ivan e Gustavo Mantuan estão à disposição do técnico Vítor Pereira para o jogo desta noite, contra o Santos, pela 14ª rodada do Brasileirão. Eles ainda têm de aceitar as propostas do Zenit para que o modelo de negócio aconteça. Ambos, porém, só devem ir para a Europa a partir de julho em caso de uma resposta positiva ao clube russo.
O Corinthians vê a troca com bons olhos, uma vez que estaria perdendo Ivan, um reserva com poucos minutos na temporada, e Gustavo Mantuan, que vem sendo titular com Vítor Pereira, mas tem reposição dentro do elenco. Já Yuri Alberto chegaria ao clube com status de titular absoluto, sobretudo após a saída de Jô.
O acordo já está alinhado, e restam poucos detalhes para que as transferências sejam concretizadas. O jogador, de 21 anos, ainda terá de passar por exames médicos para ser anunciado como reforço do Corinthians.
Yuri Alberto, de 21 anos, chegou ao Zenit no início deste ano, quando foi vendido pelo Internacional por 25 milhões de euros (cerca de R$ 149 milhões na cotação da época). Por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, o centroavante atuou em apenas 14 jogos pela equipe, marcou seis gols e deu três assistências.
Formado nas categorias de base do Santos, Yuri Alberto se profissionalizou com 16 anos. Ele deixou o Peixe na metade de 2020 após recusar uma proposta para renovar seu contrato. Logo em seguida, o atacante se transferiu ao Internacional, onde teve mais destaque na carreira, com 31 gols marcados em 85 jogos.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados