- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
O Zenit-RUS anunciou, de forma oficial, o acerto entre o clube e o Corinthians pela permanência de Yuri Alberto na equipe do Parque São Jorge. A negociação envolveu o zagueiro Robert, o volante Du Queiroz, e o atacante de 16 anos Pedro, que foi inscrito na Copinha, mas foi convocado para a Seleção Sub-20.
O zagueiro de 19 anos, que também está com a Seleção de base, não é mais jogador do Corinthians, integrando o elenco do clube russo ao fim do Sul-Americano Sub-20. Já Du Queiroz permanece no Timão até o meio do ano, quando deixará o clube em definitivo. Ambos assinaram um contrato de cinco anos com o Zenit.
Os jogadores que estavam emprestados, Ivan e Gustavo Mantuan, possuem situações diferentes. Enquanto o goleiro retorna ao Brasil de forma imediata, o meia-atacante permanece na Rússia até o fim do contrato de empréstimo assinado inicialmente. Ivan tem negociações com o Vasco e não deve integrar o elenco do Corinthians em 2023.
Além das movimentações, o Corinthians deu ao Zenit uma preferência de compra por Pedro, atacante de 16 anos. Isto é, o clube russo deve ser notificado pelo Timão em todas as propostas recebidas pelo jogador e, caso tenha interesse na contratação, pode igualar a proposta feita para ficar com o jogador.
Dessa forma, Yuri Alberto fica de forma definitiva no Corinthians com contrato até 2027, o máximo permitido por lei. O Timão adquire 50% dos direitos econômicos do centroavante em troca de porcentagens dos jogadores cedidos. Portanto, o Zenit receberá 50% de todo o valor caso o Time do Povo revenda o atleta.
Veja mais:
Danilo ressalta importância dos centroavantes do Corinthians Sub-20: “Todos têm qualidade”
Ala formado na base do Corinthians Futsal acerta com clube da Liga Nacional para 2023