Zagueiro do Corinthians marca nos acréscimos e dá vitória à Seleção Brasileira Sub-20 contra o Uruguai

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

A Seleção Brasileira Sub-20 contou com uma grande ajuda de um corinthiano para vencer o Uruguai com um jogador a menos, na noite da última quinta-feira, no torneio quadrangular de Punta del Este. O zagueiro Robert Renan, de apenas 18 anos, assumiu a responsabilidade de bater um pênalti aos 46 minutos do segundo tempo, converteu e definiu o placar de 1 x 0 para os brasileiros.

Embora seja considerado titular na Seleção Sub-20, Robert Renan iniciou o duelo contra o Uruguai no banco de reservas, assim como aconteceu no empate sem gols com a Argentina, na terça-feira. O técnico Ramon Menezes não escalou nenhum jogador do Corinthians para enfrentar os uruguaios: Mycael, Arthur, Beraldo, Douglas Mendes e Thauan Lara; Ronald, Juninho, Erick; Rodriguinho, Eguinaldo e Ângelo.

Robert Renan comemora gol sobre o Uruguai, nos acréscimos. Foto: Carlos Santana/CBF.

Nenhuma cria do Terrão iniciou o duelo, mas Robert Renan, Ryan e Giovane, este último titular contra a Argentina, foram acionados no segundo tempo nas vagas de Beraldo, Rodriguinho e Ângelo, respectivamente. O volante fez seu primeiro jogo com a camisa amarelinha.

Com um a menos desde os seis minutos do segundo tempo, quando Erick foi expulso após se desentender com um uruguaio, o Brasil foi valente na etapa final e conseguiu pênalti aos 44, por conta de um toque na mão de um adversário. Robert Renan pegou a bola e, com personalidade, marcou o gol da vitória brasileira.

Agora, os comandados de Ramon Menezes podem conquistar o título do torneio quadrangular do Uruguai neste sábado, às 18h45 (de Brasília), contra o Uzbequistão. Em caso de vitória brasileira e de derrota da Argentina para os donos da casa, o Brasil será campeão. Se os argentinos também vencerem, o desempate será no saldo de gols. Vale lembrar que o campeonato é tido como preparatório para o Sul-Americano Sub-20 de 2023, que vale vaga no Mundial da categoria.

Autor do gol da vitória do Brasil sobre o Uruguai, Robert Renan já disputou seis jogos pelo profissional do Corinthians, sendo quatro como titular, e teve atuações seguras. Sua estreia aconteceu no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, em empate com a Portuguesa-RJ. Ele ainda entrou em campo contra Santos (três vezes), Fluminense e Fortaleza, com uma assistência no período.

O desempenho de Robert Renan em seu início no Corinthians já vem atraindo interesse de alguns clubes do exterior. A multa contratual do zagueiro é de 50 milhões de euros (cerca de R$ 257 milhões na cotação desta segunda-feira), e o vínculo é válido até dezembro de 2024.

Assista à entrevista exclusiva da Central do Timão com Ryan, que estreou pela Seleção Brasileira Sub-20 contra o Uruguai:

Leia mais:

“Xodó da Fiel”, Neto completa 56 anos nesta sexta-feira

Corinthians não ganha um clássico fora de casa pelo Brasileirão há cinco anos

Dois jogadores históricos do Corinthians são atrações de mais um tour com ídolos pela Neo Química Arena

Notícias do Corinthians

Rolar para cima