A Seleção Brasileira Sub-20 contou com uma grande ajuda de um corinthiano para vencer o Uruguai com um jogador a menos, na noite da última quinta-feira, no torneio quadrangular de Punta del Este. O zagueiro Robert Renan, de apenas 18 anos, assumiu a responsabilidade de bater um pênalti aos 46 minutos do segundo tempo, converteu e definiu o placar de 1 x 0 para os brasileiros.
Embora seja considerado titular na Seleção Sub-20, Robert Renan iniciou o duelo contra o Uruguai no banco de reservas, assim como aconteceu no empate sem gols com a Argentina, na terça-feira. O técnico Ramon Menezes não escalou nenhum jogador do Corinthians para enfrentar os uruguaios: Mycael, Arthur, Beraldo, Douglas Mendes e Thauan Lara; Ronald, Juninho, Erick; Rodriguinho, Eguinaldo e Ângelo.
Nenhuma cria do Terrão iniciou o duelo, mas Robert Renan, Ryan e Giovane, este último titular contra a Argentina, foram acionados no segundo tempo nas vagas de Beraldo, Rodriguinho e Ângelo, respectivamente. O volante fez seu primeiro jogo com a camisa amarelinha.
Com um a menos desde os seis minutos do segundo tempo, quando Erick foi expulso após se desentender com um uruguaio, o Brasil foi valente na etapa final e conseguiu pênalti aos 44, por conta de um toque na mão de um adversário. Robert Renan pegou a bola e, com personalidade, marcou o gol da vitória brasileira.
Agora, os comandados de Ramon Menezes podem conquistar o título do torneio quadrangular do Uruguai neste sábado, às 18h45 (de Brasília), contra o Uzbequistão. Em caso de vitória brasileira e de derrota da Argentina para os donos da casa, o Brasil será campeão. Se os argentinos também vencerem, o desempate será no saldo de gols. Vale lembrar que o campeonato é tido como preparatório para o Sul-Americano Sub-20 de 2023, que vale vaga no Mundial da categoria.
Autor do gol da vitória do Brasil sobre o Uruguai, Robert Renan já disputou seis jogos pelo profissional do Corinthians, sendo quatro como titular, e teve atuações seguras. Sua estreia aconteceu no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, em empate com a Portuguesa-RJ. Ele ainda entrou em campo contra Santos (três vezes), Fluminense e Fortaleza, com uma assistência no período.
O desempenho de Robert Renan em seu início no Corinthians já vem atraindo interesse de alguns clubes do exterior. A multa contratual do zagueiro é de 50 milhões de euros (cerca de R$ 257 milhões na cotação desta segunda-feira), e o vínculo é válido até dezembro de 2024.
Assista à entrevista exclusiva da Central do Timão com Ryan, que estreou pela Seleção Brasileira Sub-20 contra o Uruguai:
Leia mais:
“Xodó da Fiel”, Neto completa 56 anos nesta sexta-feira
Corinthians não ganha um clássico fora de casa pelo Brasileirão há cinco anos
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados