João Pedro Tchoca, zagueiro de 20 anos, campeão da Copinha deste ano pelo Corinthians e promovido ao profissional, explicou como a competição pode mudar os rumos da carreira de um jogador. Além dele, Breno Bidon e Ryan foram outros jogadores daquele elenco que conquistou o título da competição que conseguiram suas vagas na equipe de cima.
“O título foi muito importante, mas o campeonato em si foi muito importante para mim. Vinha de dois anos bons na base e a Copinha foi um ‘pump’ a mais e quando se tem título na base muda o status. Você estar subindo ao profissional com um título de Copinha, que é pesado na base, às vezes os caras olham com outros olhos também”, iniciou o jovem defensor em entrevista ao Meu Timão.
“Mais importante que o título foi a campanha do título. O time inteiro pode mostrar. O Ryan, o Breno, que hoje são referência, quando entraram representaram”, disse Tchoca.
Tchoca foi titular durante toda a campanha do título de 2024. Antes ele já era titular do sub-20 nas temporadas de 2023 e 2022, anos que Timão perdeu títulos por detalhes. No entanto, para o jovem, essas experiências foram importantes para criar uma experiência a mais dentro das quatro linhas.
“A gente foi passo a passo e quando chegou na final, estávamos muito calejados de vice Paulista (2022), vice Brasileiro (2022), quartas de final de Copa do Brasil (2023)… Estávamos muito querendo ganhar e era a última cartada minha, do Ryan e dos (nascidos em) 2003, então estávamos com uma experiência a mais, mais calejados. Chegamos mais preparados e com um grupo muito fechado, focado no título, e veio”, relembrou.
O zagueiro também aproveitou suas experiências em Copinhas para passar algumas dicas aos mais jovens, visto que ele também disputou as edições de 2022 e 2023.
“Viverem o dia a dia da competição. É um dia a dia muito gostoso. Falam que ‘ah, 25 dias longe de casa’, mas pode perguntar para todos que estavam no título que vai ficar marcado na história”, contou.
Tchoca também deu algumas dicas pra os jogadores fora de campo: ter cuidado com o celular e com as redes sociais. “Vai de jogador para jogador. Tem cara que tem o mental muito bom e consegue olhar na hora boa e na ruim. Eu prefiro não olhar nem quando estou na fase boa nem quando as coisas não estão indo bem, ainda mais por ser base”, finalizou.
O Corinthians estreia na Copinha no dia 4 de janeiro. A equipe inicia sua trajetória contra o Gazin Porto Velho, de Rondônia. Além disso, o Timão terá o Rio Branco, do Acre, e o Santo André, na primeira fase do Paulista.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO e realizar seu cadastro! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.
Corinthians e Ceará acertam empréstimo de Pedro Henrique
Gabriel Caipira destaca preparação e responsabilidade do Corinthians para a Copa São Paulo
Campanha doe arena corinthians fecha sexta-feira com R$ 33,7 milhões arrecadados
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados