O presidente Duilio Monteiro Alves explicou, na noite da última quinta-feira, as situações de Yuri Alberto, Balbuena e Maycon, que chegaram ao Corinthians nesta temporada e estão emprestados por um curto período de tempo. Os dois primeiros têm contratos até junho de 2023, enquanto o volante assinou um vínculo ainda menor, válido até dezembro deste ano.
Em relação a Yuri Alberto, Duilio afirmou que o Corinthians tem intenção de comprar o jogador em definitivo. O mandatário, no entanto, destacou que o Zenit, dono dos direitos econômicos do atleta, pagou um alto valor para contratá-lo no início de 2022. O presidente também rasgou elogios ao centroavante, dono de cinco gols em 16 jogos com a camisa alvinegra.
“Lógico que há uma intenção nossa em comprar, mas também depende muito do momento. O Zenit comprou ele no início deste ano por 25 milhões de euros e acabou usando muito pouco por conta da guerra. Mas existe a nossa vontade e o Zenit sabe disso“, declarou Duilio, em entrevista à Rádio Craque Neto.
“Em relação ao Yuri Alberto, eu gostava e gosto muito dele. Acho que ele tem a cara do Corinthians. Ele treina muito, joga muita bola, corre o jogo todo e tem muita qualidade. Vejo que, com o tempo, nossos atletas estão entendendo melhor a forma dele jogar, de bola no espaço, de profundidade. Isso é só com treino e com jogo. Ele ajuda na marcação, ajuda na recomposição e faz gol. Estamos muito contentes“, complementou o dirigente.
Yuri Alberto chegou ao Corinthians no meio do ano após ser envolvido em uma troca com Ivan e Mantuan, que foram emprestados ao Zenit. Duilio afirmou que a dupla pode seguir na Rússia em 2023 ou retornar ao Timão, dependendo de uma negociação com o clube russo.
“Em relação a Mantuan e Ivan, foram negócios que fizemos com o Zenit. Troca de empréstimos somente. Os dois podem ser comprados pelo Zenit como podem voltar, depende um pouco da vontade do atleta e do Zenit e, claro, do Corinthians aceitar a proposta. Mas existe, sim, uma vontade, a gente vem pensando algumas alternativas para, no início do ano, a gente conversar com o Zenit e ver essas possibilidades. Mas a vontade nossa existe, sim. Está nos nossos planos”, explicou.
Já sobre Balbuena e Maycon, Duilio disse que ambos têm situação parecida no Corinthians. O zagueiro, que estava no Dínamo de Moscou, da Rússia, retornou ao clube após acionar a “cláusula de guerra” imposta pela Fifa para atletas estrangeiros que estavam atuando no futebol russo ou ucraniano. De acordo com o presidente, existe, sim, a possibilidade dos dois serem adquiridos em definitivo pelo Timão.
“Balbuena é empréstimo. Trouxemos ele pela sanção da Fifa (…) Fizemos um contrato até junho do ano que vem. Existe a possibilidade para que ele fique em definitivo, mas isso ainda não é a hora. Ele acabou de chegar, há dois meses, temos um tempo grande ainda. Também não sabemos como vai seguir essa questão da guerra, se vai continuar ou não. Essa parte ainda temos um tempo grande para decidir. É parecido com a questão do Maycon“, disse Duilio.
Maycon iniciou sua segunda passagem pelo Corinthians ainda no primeiro semestre, mas vem convivendo com lesões e só conseguiu disputar 20 jogos nesta temporada. Neste momento, o volante está na fase final da recuperação de uma fratura no pé. Já Balbuena retornou ao Timão em julho, reassumiu o status de titular absoluto da equipe e já entrou em campo 13 vezes em 2022.
Veja mais:
Hortência – A Rainha completa 63 anos nesta sexta-feira
Corinthians Sub-19 goleia Brasília e se classifica para as quartas de final da Copa Mundo do Futsal
Corinthians inicia disputa dos playoffs recebendo Paulistano pelo Paulista de Basquete
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados