Buscando manter sua hegemonia, o Corinthians, maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a mais tradicional competição de base do Brasil, estreia no torneio no dia 03 de janeiro contra o Ji-Paraná (RO) às 21h45 (horário de Brasília). Entre os destaques do Timãozinho está o jovem volante Thomas Agustin, de 19 anos, uma promessa do clube.
Também conhecido como Argentino, Thomas nasceu em Buenos Aires e se mudou para o Brasil aos 6 anos. O destaque Alvinegro começou sua carreira em uma escolinha na Barra Funda (Barça Academy Pro Barra Funda), quando recebeu o convite para fazer um teste no Corinthians aos doze anos de idade. Aprovado, passou por todas as categorias de base até chegar ao sub-20.
Essa não é a primeira vez que o volante joga a Copinha. Veterano no campeonato, Thomas vai para a sua terceira participação no torneio. Na primeira, ele não teve tantas oportunidades e jogou somente 15 minutos. Na segunda, após um ano de boas atuações, ele virou titular da equipe, porém, o Corinthians não teve um bom desempenho e caiu na terceira fase da Copinha.
“Na última Copinha nós não tivemos um bom desempenho. Sabemos da nossa responsabilidade e da expectativa depositada na gente. O Corinthians é o maior vencedor da competição, por isso temos que buscar sempre estar entre os melhores. Acredito que estamos mais preparados coletivamente nesse ano e estamos trabalhando para representar o Corinthians da melhor forma”, disse o volante, em contato com Central do Timão.
Além da sua experiência com a Copinha do ano passado, Thomas utilizará também sua experiência com a equipe profissional. O jogador já vem sendo observado pela comissão técnica do Timão. A primeira oportunidade do volante na equipe profissional aconteceu ainda no comando de Vítor Pereira.
“Na primeira vez que cheguei no profissional, eu fiquei um pouco travado, mas o pessoal me recebeu super bem e logo eu consegui me enturmar. É uma experiência incrível estar ali entre os profissionais, são jogadores com muita experiência e história pelo clube. Eu consegui aproveitar cada oportunidade para aprender e ouvir os conselhos que eles tinham para me dar.”, finalizou o meio-campista argentino.
Também foi vestindo o manto do Timão que o jogador passou a ser convocado para as equipes de base da seleção argentina. O volante jogou o Sudamericano sub-15 vestindo o uniforme azul-celeste, mas perdeu a final para o Brasil nos pênaltis.
No Parque São Jorge, Thomas é destaque das categorias de base desde que chegou. Logo em sua segunda temporada no clube conquistou seu primeiro título, o Campeonato Paulista Sub-13 de 2017, que voltaria a conquistar pelo Sub-17 em 2021. O contrato de Thomas com o Corinthians vai até 2025.
Além do Ji-Paraná (RO), o Corinthians ainda irá enfrentar o Bangu e o Marília, clube da cidade-sede do grupo, pela primeira fase da Copinha.
Veja mais:
Corinthians divulga detalhes da venda de ingressos para rodada dupla do NBB; confira
Com pouco espaço no elenco do Corinthians, Ivan deve ser emprestado ao Coritiba
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados