- Por Bruno Pantarotto / Redação da Central do Timão
O Corinthians completa 113 anos de história nesta sexta-feira, dia 01 de setembro. O Time do Povo sempre lutou contra as desigualdades e foi um dos pioneiros no futebol brasileiro na luta contra o racismo. Inclusive, a origem do uniforme listrado do Timão foi criado em forma de protesto contra o impedimento do time promovido pela Liga Paulista e a Associação Paulista.
A criação do manto alvinegro foi uma forma de protesto contra a Liga Paulista (LPF) e a Associação Paulista de Football (APEA), que impediram o Corinthians de atuar nos dois campeonatos daquele ano. A exclusão do Timão se deu por inúmeros motivos, mas o principal deles era a luta do clube pela inclusão dos excluídos e pela popularização do futebol brasileiro.
A exclusão do Alvinegro foi uma forma de tirar o então clube de operários, que lutava pela popularização do futebol brasileiro, de cena. Naquele ano, o Timão tentou inscrever o primeiro jogador negro de sua história, Davi, mas a tentativa foi negada pela LPF. A APEA, então, convidou o Corinthians a disputar seu campeonato e a equipe aceitou. Com isso, o Timão saiu da LPF e tentou ingressar na nova liga, porém foi barrado pela entidade. O Timão ainda tentou voltar para a LPF, mas sem sucesso. Assim, o Alvinegro, campeão paulista invicto em 1914, ficou sem disputar nenhum jogo oficial em 1915. A única coisa que restou ao clube foi promover partidas amistosas durante todo o ano.
No dia em 14 de fevereiro de 1915, o Corinthians utilizava pela primeira vez a camisa preta com listras brancas. Na ocasião, o clube alvinegro enfrentou o Caçapavense em um jogo amistoso e venceu por 2 x 1.
O Timão voltaria a usar novamente a camisa listrada somente na década de 1940. Atualmente, apesar de ser o uniforme II do Corinthians, a camisa alvinegra é vista por muitos torcedores como a mais especial e representativa do clube.
Pioneiro, o Corinthians também foi o primeiro clube filiado à Liga Paulista a ter um jogador negro no elenco, de nome Davi como já mencionado, que não conseguiu ser inscrito. Na época, a Liga Paulista de Futebol rejeitou o pedido corinthiano. Cabe lembrar que fazia apenas duas décadas que a abolição da escravatura fora decretada, o que ajuda a entender o racismo exacerbado no futebol daqueles tempos, modalidade majoritariamente das elites.
Um dos primeiros e poucos clubes a receber jogadores negros em seu plantel, o Corinthians conseguiu inscrever Asdrúbal Cunha, conhecido como Bingo, primeiro jogador negro da haistória do clube, para o Campeonato Paulista de 1919.
Desde a sua fundação em 1910, o Corinthians esbarrava em proibições e regras inusitadas da Liga Paulista, em especial, pelo fato de ser um clube de origem humilde e operária, que lutava pela popularização do futebol brasileiro e para enfrentar equipes da elite estadual, como o antigo Club Athletico Paulistano.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians divulga relacionados para confronto contra Real Madrid Leyendas
Dupla ex-Corinthians pode se enfrentar na fase de grupos Champions League
Murillo é anunciado pelo Nottingham Forest e oficializa saída do Corinthians