VIVEMOS DE CORINTHIANS: Estrelas do escudo alvinegro foram retiradas há oito anos

Prestes a conquistar o Brasileirão de 2011, Corinthians optou por retirada de estrelas de seu escudo

Há exatos oito anos, quando estava perto de confirmar sua quinta conquista do Campeonato Brasileiro, o Corinthians realizou sua última mudança significativa em seu escudo nos últimos tempos: a retirada da estrelas alusivas às conquistas dos Brasileiros de 1990, 1998, 1999 e 2005 e da Copa do Mundo de Clubes FIFA de 2000, que ficavam acima do emblema do Timão.

https://www.youtube.com/watch?v=A3pvySp2ILc&feature=youtu.be

Na época, a cúpula corinthiana, após reuniões com o conselho, optou pela mudança em prol da valorização do escudo corinthiano, que se tornaria cada vez mais “poluído” com as futuras conquistas do clube, valorizando ainda mais o brasão desenhado originalmente por Rebolo, deixando claro que a Fiel não vive de títulos e sim do amor pelo Sport Club Corinthians Paulista.

Se o clube optasse pela manutenção das estrelas acima de seu emblema, hoje, seriam sete estrelas alusivas ao número de conquistas do Campeonato Brasileiro, uma à Libertadores e duas às conquistas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Após tal mudança, o escudo corinthiano ainda passou por pequena modificação, já em 2013, praticamente imperceptível, estilizado o mastro da bandeira do estado em seu interior, deixando-a mais simples, em relação ao número de listras no mesmo, e à corda que envolve o emblema alvinegro. Tal mudança deve-se à questão de aplicação do brasão nos uniformes do time em dias de jogos.

Por Gabriel Salvati

Rolar para cima