- Por Redação da Central do Timão
Considerado o treinador que deu o pontapé inicial na década vitoriosa do Corinthians, Mano Menezes faz aniversário neste sábado (11).
Poucos conhecem Luiz Antônio Venker Menezes, mas todos sabem quem é Mano Menezes. O técnico chega aos 60 anos de vida, dois quais, quatro foram vividos no Timão.
Em 2008, vindo do Grêmio, Mano chegou ao Parque São Jorge com a moral do técnico que levaria o Timão de volta para a elite do futebol brasileiro, e o projeto deu certo. Na competição, o Corinthians conquistou 85 pontos e, até hoje, é a maior pontuação do campeonato e, consequentemente, o maior número de vitórias (25).
No ano seguinte, em 2009, contou com o reforço de Ronaldo Fenômeno e outros jogadores para conquistar o Paulistão invicto e a Copa do Brasil. A campanha no Brasileirão não foi das melhores, a equipe terminou na décima colocação.
Passando para 2010, a equipe estava muito bem na principal competição do Brasil, liderava o campeonato, com 24 pontos em 11 jogos, até que, com a demissão de Dunga da Seleção Brasileira, Mano foi chamado para assumir o comando da Amarelinha, e assim se encerrava sua primeira passagem pelo Timão.
Em 2014, com a saída de Tite, Mano Menezes voltou a estar à frente do Corinthians. Porém, desta vez, foi bastante criticado, sendo eliminado na fase de grupos do Paulistão. No Brasileirão acabou a competição na quarta colocação, mas o comandante não renovou seu contrato no fim do mesmo ano e acabou sendo substituído pelo seu antecessor.
No total, Mano Menezes comandou 248 partidas do Timão e conquistou três títulos, sendo eles: Brasileirão Série B (2008), Paulistão e Copa do Brasil (2009).
Mano Menezes é o atual técnico do Internacional, de Porto Alegre.
Parabéns, Mano!