‘Passeios’ na Europa, vitória contra o rival e final doída; relembre o dia na história do Corinthians.
O dia 11 de junho foi data para jogos marcantes na história do Corinthians. Uns deles com resultados positivos, outro com um saldo negativo. Porém, faz parte do futebol ganhar ou perder. Então, para relembrar memórias do alvinegro, a Central do Timão separou quatro partidas importantes que ocorreram neste mesmo dia ao longo dos anos.
Em 1959, o Corinthians continuava sua excursão pela Europa. No dia 11 de junho, enfrentou um combinado entre o Valência e o Mestalla, agremiação do clube espanhol que disputa as divisões inferiores no país. O Timão venceu a partida com gols de Índio e Tite. O goleiro Gilmar dos Santos Neves ainda defendeu um pênalti de Hector Nunes.
Ficha técnica
Combinado Valência/Mestalla – ESP 1×3 Corinthians
11 de junho de 1959
Estádio de Mestalla, Valência – Espanha
Amistoso Internacional
Valência/Mestalla: Arriza, Barrera, Pastor, Castilho, Arval, Herrera, Joel, Nunes, Roberto, Ficha e Domigues.
Corinthians: Gilmar, Olavo, Oreco, Walmir, Goiano, Roberto, Bataglia (Zague), Luizinho, Índio (Paulo), Rafael e Tite (Joãozinho). Técnico: Sylvio Pirillo.
Gols: Índio (4′ e 42′), Joel (5′), Tite (21′)
No ano de 1972, o Corinthians disputou um amistoso contra o Olympiakos, na cidade de Atenas. O clube tinha o inglês Bobby Moore, campeão mundial pela sua Seleção, em 1966. Porém, o Corinthians não tomou conhecimento de seu adversário e aplicou um 2×0, com gols de Nélson Lopes e Aladim.
Ficha técnica:
Olympiakos 0x2 Corinthians
11 de junho de 1972
OAKA Spiridon Louis – Atenas, Grécia
Amistoso Internacional
Olympiakos: Poletti, Gaitads, Aguilla, Persides, Slocos, Bobby Moore, Palavenus, Papas, Giountros, Arquirudes e Aleibar.
Corinthians: Sidnei, Miranda, Guaraci, Luís Carlos, Pedrinho, Tião, Nélson Lopes (Dirceu Alves), Vaguinho (Paulo Borges), Mirandinha (Lance), Adãozinho (Marco Antônio) e Aladim. Técnico: Duque.
Gols: Nélson Lopes (37′) e Aladim (79′)
O dia 11 de junho também guarda uma lembrança ruim para o corinthiano. Em 2008, o clube venceu o primeiro jogo da final da Copa do Brasil por 3×1. Porém, o gol sofrido em casa foi decisivo, já que os dois tentos marcados pelo Sport deram o título nacional ao clube pernambucano.
Ficha técnica:
Sport 2×0 Corinthians
11 de junho de 2008
Ilha do Retiro
Copa do Brasil – Final – Volta
Sport: Magrão, Diogo, Ígor, Durval, Dutra, Daniel Paulista, Sandro Goiano, Kássio (Enílton), Luciano Henrique (Éverton), Carlinhos Bala e Leandro Machado (Róger). Técnico: Nelsinho Baptista.
Corinthians: Felipe, Carlos Alberto (Lulinha), Chicão, William, André Santos, Fabinho, Eduardo Ramos, Alessandro, Diogo Rincón (Acosta), Dentinho (Wellington Saci) e Herrera. Técnico: Mano Menezes.
Gols: Carlinhos Bala (35′) e Luciano Henrique (84′)
Em 2017, o dia 11 de junho trouxe um confronto importante, quando Corinthians e São Paulo se encontraram em um clássico pelo Brasileirão. Mantendo a supremacia sobre o rival em Itaquera, o Corinthians marcou três gols e superou os dois do Tricolor, em um bom jogo que ficou para a história da conquista do hepta.
Ficha técnica da partida:
Corinthians 3×2 São Paulo
11 de junho de 2017
Arena Corinthians
Campeonato Brasileiro
Corinthians: Cássio, Paulo Roberto, Pablo, Balbuena, Guilherme Arana, Gabriel, Maycon, Jadson (Camacho), Marquinhos Gabriel (Clayson), Romero (Clayton) e Jô. Técnico: Fábio Carille.
São Paulo: Renan Ribeiro, Lucão (Bruno), Maicon, Douglas, Marcinho, Jucilei, Militão, Cícero (Wellington Nem), Júnior Tavares, Gilberto (Thomaz) e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni.
Gols: Romero (7′), Gilberto (17′), Gabriel (41′), Jadson (63′) e Wellington Nem (84′).
Leia mais:
+ Volta do futebol: lateral do Corinthians fala sobre expectativas dos jogadores
+ ‘Zidanilo’ completa 41 anos nesta quinta
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados