Vitória importante contra o Grêmio no Sul e ‘sapatada’ em rival paulista; relembre a data de 25 de junho na história do Corinthians
O dia 25 de junho não reserva grandes títulos ou conquistas históricas para o Timão. Porém, é possível relembrar pelo menos duas vitórias marcantes nesta data: uma contra o Grêmio em 2017 e outra contra a Lusa, há quase 100 anos.
Ainda invicta na competição, a equipe de Fábio Carille embarcou para Porto Alegre para enfrentar o lado azul da cidade. Em um jogo difícil, o Timão abriu o placar apenas no segundo tempo. Após uma boa trama de passes, Jadson entrou livre na área gremista e bateu firme no gol de Marcelo Grohe, sem chances para o goleiro.
Já no fim da partida, o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti para o Grêmio. Aos 39 minutos, Luan – que viria a se tornar o melhor jogador da América naquele ano – bateu, mas Cássio defendeu. Com a vitória, o time ficou mais firme na caminhada para o título que viria já em novembro.
Ficha técnica do jogo
Grêmio 0x1 Corinthians
25 de junho de 2017
Arena do Grêmio
Campeonato Brasileiro
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
54022 público total
Grêmio: Marcelo Grohe, Edílson (Éverton), Geromel, Kanemann, Cortez, Michel, Arthur (Fernandinho), Ramiro, Luan, Barrios e Pedro Rocha (Fernández). Técnico: Renato Gaúcho.
Corinthians: Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo, Guilherme Arana, Paulo Roberto (Camacho), Maycon, Jadson, Rodriguinho (Marquinhos Gabriel), Romero (Clayson) e Jô. Técnico: Fábio Carille.
Gols: Jadson (52′).
No ano de 1922, ainda na era amadora do futebol, Corinthians e Portuguesa (que utilizava o nome Portuguesa-Mackenzie) entraram no gramado do Parque Antarctica para a disputa de uma partida do Campeonato Paulista. Em uma tarde inspirada de Neco e Amílcar, o Timão acabou construindo uma goleada histórica em cima da Lusa: 9×0, com direito a hat-trick do ídolo Neco.
Ficha técnica do jogo
Portuguesa 0x9 Corinthians
25 de junho de 1922
Estádio Palestra Itália (Parque Antarctica)
Camponato Paulista
Árbitro: Alberto Mordenti
Portuguesa: Mesquita, Caetano, Gallo, Ítalo, Aloia, atti, Filó, Peres, bororó, Salerno e Dino.
Corinthians: Pizzocaro, Nando, Garcia, Rafael, Amílcar, Gelindo, Peres, Neco, Gambarotta, Tatu e Rodrigues. Técnico: Guido Giancominelli.
Gols: Amílicar (2x), Neco (3x), Gambarotta, Rodrigues, Peres e Tatu.
Leia mais:
+ ‘Dupla infernal’ fala sobre o motivo do sucesso: “humildade e amizade”
+ Distância, kit individual e máscara: jogadores falam da nova rotina no CT do Corinthians; veja vídeo
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados