- Por Levi Natan / Redação da Central do Timão
Anunciado como novo técnico do Corinthians nesta quarta-feira (23), Vítor Pereira será o quarto português na história a treinar a equipe alvinegra. O primeiro conterrâneo de Vítor Pereira que comandou o Timão foi Casimiro do Amaral, em 1912.
Na época, vale lembrar, o capitão do time também era o treinador da equipe. Casemiro, que era goleiro, comandou o time por duas vezes como técnico. Já dentro de campo, o arqueiro defendeu a camisa do Timão em 38 oportunidades, tendo 16 vitórias, sete empates, oito derrotas e sete partidas sem resultado definido, segundo o Almanaque do Timão.
Depois de Casemiro, o outro português a treinar o Alvinegro foi Antônio Pereira. Além de pintor de paredes e um dos fundadores do Sport Club Corinthians Paulista, ele também atuou como técnico do Corinthians na década de 30, mais precisamente entre 1937 e 1938. Ao lado de um ídolo do clube, Manoel Nunes, o Neco, Antônio Pereira comandou o time em 41 oportunidades, tendo 18 vitórias, 12 empates e 11 derrotas.
No comando da equipe corinthiana, Antônio Pereira foi campeão paulista de 1937 com uma campanha perfeita de 10 vitórias, dois empates e duas derrotas. Ele foi o primeiro diretor do clube a trabalhar como técnico.
O terceiro técnico português que treinou o Corinthians foi Jorge Gomes de Lima, que foi apelidado de Joreca. O treinador, que era natural da capital portuguesa de Lisboa, esteve no clube entre os anos de 1948 e 1949, tendo comandado o time em 52 jogos, com 28 vitórias, 10 empates e 14 derrotas. Faleceu aos 45 anos, dois meses depois de ser demitido do clube.
“O Corinthians tem uma das histórias mais ricas e inspiradoras, dentro e fora do gramado. Essa história foi construída tanto por brasileiros quanto por muitos estrangeiros que por aqui passaram e deixaram suas contribuições em nosso DNA. Vítor Pereira resgata a tradição de técnicos portugueses que começou a ser construída já nos primeiros anos do corinthianismo”, declara José Colagrossi, superintendente de marketing, comunicação e inovação do Timão.
“Na história do Corinthians Paulista, os lusitanos foram escolhidos pela Mística Corinthiana para mudar a história do Brasil através do futebol, seja fundando ou treinando o Time do Povo! Casimiro do Amaral, Antônio Pereira e Joreca têm seus nomes gravados entre o gigantes de nossa história“, afirmou Fernando Wanner, historiador do Corinthians.
Veja também:
Com volta de atacante, Corinthians continua preparação para duelo contra o Red Bull Bragantino
Corinthians consegue extinção de cobrança milionária por dívida de IPTU do clube na Justiça