- Por Levi Natan e Eduardo Costa/ Redação da Central do Timão
O Corinthians está classificado para a final da Copa do Brasil! Nesta quinta-feira (15), o Timão venceu o Fluminense por 3 x 0, na Neo Química Arena, com gols de Renato Augusto, Giuliano e Felipe Melo (contra).
Após a partida, o técnico Vítor Pereira concedeu entrevista coletiva e falou sobre diversos assuntos relacionados ao jogo e à equipe. Entre os temas, o treinador analisou a final da Copa do Brasil entre Corinthians x Flamengo, que se reencontrarão após a classificação rubro-negra nas quartas de final da Copa Libertadores.
“Antes do Flamengo, vamos ter vários jogos pela frente, e jogos que temos que ganhar. Nós temos que ter a intenção de vencer e de lutar, não focar na final agora, cada adversário tem suas características. O Flamengo é uma equipe diferente. Quando chegar, espero ter uns dias para preparar bem o jogo. Sinceramente, é só isso que espero, quando se tem dias para preparação tudo se torna mais claro, mais simples, mais fácil de mostrar claramente o que é o adversário.”
“Essa é a grande dificuldade de trabalhar no Brasil, muitas vezes o que nós mostramos do rival é em vídeo e não consegue se mostrar no treino. Quando conseguimos, as coisas são diferentes. Eu sou um treinador de treino, eu sou um treinador do terreno, não consigo facilmente tirar a radiografia do adversário, mas é preciso transmitir isso aos jogadores. Só por imagens não é fácil, eu espero ter um tempo para preparar esses jogos.”
“Eu acredito que o tempo e a possibilidade de se estabilizar mais uma equipe. Eu não sou um treinador que está sempre a mudar jogadores, eu só mudo quando percebo que é preciso mudar, quando a equipe está degastada. Agora quando temos mais tempo para estabilizar as coisas e quando os lesionados estão disponíveis é claro que o nível de jogo sobe. Agora vou fazer uma pergunta, nós contra o Flamengo jogamos mal? O Flamengo fez um gol quando estávamos melhor no jogo.”
“Fizeram um gol com base naquilo que tem de melhor, quando o jogo se parte. A bola vem aos homens de frente, que de fato tem muita qualidade, pra mim fizemos um bom jogo, até a expulsão do Bruno Mendéz, que claro foi nos últimos minutos. Aqueles minutos que jogamos com um a menos, na casa deles, no estádio cheio. Um primeiro tempo equilibrado, em que um erro foi penalizado com um gol. Na segunda parte fomos bem e quando tomamos o segundo gol, quebramos em termos de ânimo, de organização e aí eles encontraram mais espaço.“
Falando sobre o favoritismo para a grande final, Vítor Pereira vê os adversários com vantagem por conta do orçamento da equipe e prometeu um Corinthians competitivo para a decisão.
“Pelo orçamento, com certeza absoluta que o Flamengo. Pela quantidade de jogadores que já ganharam títulos, acredito que não há dúvida nenhuma que eles estão em vantagem. Mas futebol é o futebol. Vamos esperar, não estou aqui a fazer promessas porque não sou muito dessas… Agora, que vamos competir, vamos. Isso eu garanto. Não sei se vamos ganhar, mas vamos competir.“
Por fim, Vítor Pereira disse que esta é uma final especial no meio de tantas de sua carreira. O treinador destacou o trabalho feito apesar de não ter tido uma pré-temporada e com o calendário curto no futebol brasileiro.
“Eu já tenho muitas finais na minha carreira. Agora aqui é uma final especial, não é fácil chegar ao Brasil, principalmente sem uma pré-temporada e sem nada. Pegar o time em andamento, começar a jogar Paulistão logo nos clássicos. Tentando sobreviver a maior parte do tempo a uma enormidade de lesões. Hoje começo a sentir que o time joga como eu quero ao passar de tantos meses.”
“Começo a sentir que o time morde, é agressivo, está mais ligado. Isto foi o que eu tinha em mente quando cheguei aqui, porém nunca tive a possibilidade de trabalhar. Se me dessem tempo e os lesionados voltassem, eu mostraria um futebol melhor. A qualidade do futebol, tanto ofensivo e defensivo terá mais qualidade. E hoje é o que está acontecendo, por mérito dos jogadores e por termos mais tempo de trabalho. Bastaram duas semanas seguidas de trabalho que as coisas começaram a ser diferentes. Estamos aqui a sobreviver.”
O próximo compromisso do Timão será neste domingo (18), diante do América-MG, na Arena Independência, às 18h (Brasília), em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pela Copa do Brasil, o Corinthians enfrentará o Flamengo, que bateu o São Paulo na semifinal da competição nacional. Os jogos da final acontecerão nos dias 12 e 19 de outubro e os mandos de campo serão sorteados em breve.
Veja mais:
Corinthians domina, vence Pinda com time alternativo e se reabilita no Paulistão Feminino
Artilheiro do Brasileirão Sub-20 renova com o Corinthians até 2025