- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Na tarde desta sexta-feira (04), o Corinthians apresentou o recém-contratado técnico português Vítor Pereira à imprensa. Em cerca de 1h14m de entrevista coletiva, o treinador respondeu diversas perguntas dos jornalistas presentes no CT Joaquim Grava.
Entre os assuntos, Vítor Pereira exaltou a qualidade técnica de Paulinho e Renato Augusto, dois jogadores que o português enfrentou várias vezes no futebol chinês, enquanto esteve sob o comando do Shanghai SIPG. O técnico disse que o volante “não consegue jogar mal” e fez os mesmos elogios ao meio-campista.
“O Paulinho realmente fazia muita diferença, mas fomos nós que roubamos o título do Guanghzou, que vencia o campeonato lá durante sete anos. Eu já tinha uma admiração muito grande por ele na China. Ele tem o caráter, é aquele tipo de jogador que não consegue jogar mal, é daqueles que aparecem nos grandes jogos. O Renato (Augusto) também era muito isso na China. Nós tínhamos grandes estrangeiros e brasileiros”, declarou o lusitano.
Além disto, o treinador foi questionado sobre a possibilidade de utilizar um esquema com três zagueiros no Timão. Ele não descartou e ideia, dizendo que “tudo é possível”, e mostrou que não se apega a sistemas táticos.
“Para mim tudo é possível. Eu posso defender num 4-3-3, por exemplo, projetar só um lateral, manter o outro baixo, abrindo um ponta, já não é mais o mesmo esquema. Imaginamos que enfrentemos uma equipe que joga com muita largura. Eu peço a um dos pontas para fechar na linha de quatro, já é uma linha de cinco, 5-4-1. Ou seja, os sistemas são só um ponto de partida.”
“Depois, podemos transformar o sistema em cima do que pretendemos em cima dos termos ofensivos e defensivos. Futebol já não é aquela coisa de manter o mesmo sistema de sempre. Podemos transformar os sistemas a partir da dinâmica que queremos no jogo”, concluiu.
Há de se destacar que o português fará sua estreia sob o comando do Timão neste sábado (05), às 16h (Brasília), contra o São Paulo, no Morumbi. O jogo será válido pela décima rodada do Paulistão.
Veja mais:
Árbitro de Majestoso tem histórico polêmico recente em partidas do Corinthians
Invicto no Morumbi, Paulinho encara único rival que ainda não fez gol pelo Corinthians