O Corinthians entrou em campo na noite deste domingo (29), para enfrentar o América-MG, na Neo Química Arena, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão saiu atrás do placar, mas chegou ao empate com Gustavo Mosquito, terminando a partida em igualdade por 1 x 1.
Após a partida, o técnico Vítor Pereira concedeu entrevista coletiva e falou sobre diversos assuntos relacionados ao jogo e à equipe. Entre os temas, o treinador foi perguntado sobre as variações táticas feitas do Timão. O português, vale lembrar, alternou o time entre 4-3-3 e 3-4-3 nos últimos compromissos.
“Consideramos que era fundamental ter um esquema alternativo, e aí buscamos isso com pouco tempo. Essa alternância, que nos permitiu garantir pontos em certos jogos, afetou nossa dinâmica do 4-3-3. É no sentindo de recuperar essa dinâmica que vamos a procura.”
“Provavelmente eu não estou me fazendo entender. Nós começamos a ter algumas dificuldades do ponto de vista ofensivo jogando no 4-3-3. Ou porque estávamos cansados, e o adversário saia da nossa primeira pressão, nos obrigando a correr para trás. O trabalhar no segundo sistema foi no sentido de dar respostas para o que estávamos sentindo. O 3-4-3 não é um monstro que vai comer a qualidade.“
“Agora, as dinâmicas são diferentes nas formações. E esse entendimento que precisa ter quando joga em dois sistemas precisa de mais tempo de trabalho, de mais maturação. Mas também tivemos necessidade para fazer isso, pela falta do lateral-direito. Contra o Cali, joguei com o Piton na direita. O que eu quero dizer é que essa alternância afetou um pouco a dinâmica do 4-3-3. Tendo consciência disso, teremos que voltar a insistir mais no 4-3-3, mas pontualmente, vamos ter que usar o 3-4-3. E vamos ter que estar preparados para isso.”
Depois, Vítor Pereira comentou sobre a semana livre que terá para treinar a equipe. A efeito de comparação, a última vez que o técnico teve um período tão longo para trabalhar foi no começo de abril, no intervalo entre a eliminação para o São Paulo no Campeonato Paulista e a estreia pela Copa Libertadores.
“Vamos ter uma dinâmica na semana que nos permita trabalhar os quatro momentos do jogo, mais as bolas paradas, de uma forma equilibrada. Uma semana curta não permite isso. Quando temos jogo no meio, a equipe que jogou recupera em dois dias e logo estamos na véspera do jogo seguinte. Com os outros, chamamos os jogadores da base… Quer dizer que temos um treino para pegar a equipe que não jogou, chamar os jogadores da base, e procurar trabalhar estrategicamente o jogo seguinte. Essa semana teremos a oportunidade de dedicar um dia mais para uma coisa, no outro dia dedicar a outra, mas todas no sentido de melhorar defensivamente e ofensivamente.“
Para tentar recuperar o bom desempenho nas partidas, Vítor Pereira terá uma semana livre para treinos. O Corinthians volta a campo apenas no próximo sábado (04), às 20h30, para enfrentar o Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
Veja mais:
Corinthians pode perder pontos por cantos homofóbicos contra o São Paulo
Mesmo com goleada contra o Kindermann, Corinthians Feminino segue na vice-liderança do Brasileirão
Ídolo do Corinthians aconselha Róger Guedes: “Trabalha, que a oportunidade vai aparecer”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados