- Por Larissa Beppler, Letícia Beppler, Ale Gimenes, Ciro Hey e Levi Natan / Redação da Central do Timão
Vitor Pereira deve ser o novo técnico do Corinthians. Campeão da Superliga Chinesa e da Supercopa da China com o Shanghai SIPG, o treinador está próximo de se tornar o sucessor de Sylvinho no Timão.
O Craque Neto divulgou a informação em primeira mão, nesta terça-feira (22), e a Central do Timão apurou que o técnico sinalizou positivamente para a oferta. Os detalhes do acordo ainda não foram divulgados. Também segundo o apresentador, Vítor Pereira foi o primeiro técnico que Duílio Monteiro Alves conversou para comandar o time.
Nos últimos dias, alguns setoristas e portais esportivos garantiram que o treinador português Luís Castro, atualmente no Al-Duhail, do Catar, estaria fechado com o Timão. Apesar de se encaixar no perfil procurado pela diretoria alvinegra, o treinador lusitano, que negocia com o Botafogo, nunca esteve próximo de um acerto com o Corinthians.
A Central do Timão apurou a informação na semana passada e ouviu de fontes ligadas à presidência do clube que apenas foram realizadas consultas a alguns nomes oferecidos no mercado, mas que a suposta negociação com Luís Castro não passou de uma sondagem inicial, já que em nenhum momento os dirigentes se dispuseram a arcar com os custos da multa rescisória milionária do treinador junto ao time qatariano.
Vítor Pereira tem 53 anos e nasceu em Espinho, Portugal. O treinador soma alguns bons trabalhos em clubes tradicionais da Europa, como Porto, onde venceu duas vezes a Primeira Liga, e no Olympiacos, da Grécia, clube no qual também conquistou o torneio nacional.
Em 2013, Vítor saiu para o mundo árabe, onde passou pelo Al Ahly, e voltou à Europa em 2014 para treinar o Olympiacos. Teve sua primeira passagem pelo Fenerbahçe em 2016, mas logo deixou a equipe e, no mesmo ano, foi para o 1860 München. Em 2018, o treinador assinou com o Shangai SIPG, da China, onde ficou por três anos.
Vítor Pereira foi o responsável por quebrar a sequência de sete títulos consecutivos do Guangzhou Evergrande no campeonato chinês, quando levou o Shangai SIPG ao primeiro lugar da Superliga Chinesa, em 2018. Em 2021, assumiu mais uma vez o Fenerbahçe, mas ficou apenas seis meses e deixou o clube em dezembro.
Estima-se que o contrato do técnico português com o Timão seja por duas temporadas, até dezembro de 2023, quando também se encerra o mandato de Duílio Monteiro Alves, e inclua a chegada de uma comissão técnica de até cinco profissionais.
Conforme já adiantado pela Central do Timão, o Corinthians não contou com o aporte financeiro de parceiros comerciais para chegar a um acordo com o treinador. Entretanto, a diretoria ainda não conversou com o Grupo Taunsa e não descarta essa possibilidade.
PERFIL
Nome: Vítor Manuel de Oliveira Lopes Pereira
Nascimento: 26 de julho de 1968 – Espinho (Portugal)
Clubes anteriores: Porto, Al Ahly, Olympiacos, 1860 München, Shanghai SIPG e Fenerbahçe
Principais títulos: Campeonato Português (2011-12 e 2012-13), Campeonato Grego (2014-15), Copa da Grécia (2014-15), Superliga Chinesa (2018) e Supercopa da China (2019).
ESTILO DE JOGO
Auxiliar de André Villas-Boas no Porto antes de assumir o time principal, Vítor Pereira tem influências táticas parecidas. O português é adepto de linhas altas e da marcação por pressão. O treinador não costuma priorizar as infiltrações pelo meio. Sua principal característica é o jogo com pontas, por isso os atletas desta função são os maiores assistentes de suas equipes. As formações táticas preferidas pelo treinador são o 4-3-3 e o 3-4-3.
Veja também:
Lance de Malcom Miller contra o Rio Claro é eleito como o melhor da semana pelo NBB
Corinthians inicia processo de registro de novas marcas do clube
Atacante do Corinthians faz tratamento especial para evitar lesão no joelho