Na tarde desta segunda-feira, 12, o Corinthians entrou em campo pela última rodada da fase inicial do Brasileirão Feminino. O confronto valia a consolidação da liderança e ocorreu contra o Bahia, em Pituaçu, bairro de Salvador-BA, em duelo que terminou em goleada para as Brabas por 5 x 1.
Com quatro gols marcados apenas no primeiro tempo, o Time do Povo foi superior durante todos os 90 minutos, com muitos ataques pelas laterais do campo e cruzamento precisos que geraram a maioria dos tentos. Os gols foram marcados por Duda Sampaio, Campiolo, Tamires, Jheniffer e Vic Albuquerque.
No segundo tempo o Timão diminuiu o ritmo, chegou menos no ataque e deixou mais espaços para contra-ataques do Bahia. Mesmo assim, o Tricolor de Aço não conseguiu diminuir o placar e manteve a goleada para o Corinthians.
E agora?
O Corinthians enfrentará o Cruzeiro nas quartas de final do Brasileirão Feminino. Por conta da liderança, o Timão decide o jogo de volta do mata-mata em casa. A primeira partida acontece já no fim de semana, com a data e horário ainda a serem revelados pela CBF.
Escalação
Para garantira liderança da primeira fase do Brasileirão Feminino, Arthur Elias decidiu entrar no jogo decisivo com Tainá Borges, Kati, Andressa, Giovana Campiolo e Yasmim; Luana Bertolucci, Duda Sampaio, Jaqueline, Tamires e Gabi Portilho; Jheniffer. Time bem ofensivo, com quatro meias-atacantes e apenas uma volante.
No banco de reservas, estiveram Mary Camilo, Isabela, Mariza, Grazi, Diany, Carol Tavares, Millene e Vic Albuquerque. Diferente do início do ano, o Corinthians possui apenas dois desfalques por problemas físicos, Ellen e Erika, com as demais não sendo relacionadas por opção técnica.
Arbitragem
Para o jogo final da primeira fase, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mandou a campo uma equipe de arbitragem formada por Wagner Francisco Silva Souza (BA) no comando do apito, Ledes Jose Coutinho Neto (BA) e Patricia dos Reis do Nascimento (BA) como assistentes e Jailton Moura Silva Filho (BA) como quarto árbitro.
Primeiro tempo
No primeiro lance do jogo, o Corinthians chegou pelo lado esquerdo com Tamires, que cruzou para dentro da área e viu a bola sendo acertada no travessão após rebatidas dentro da área.
O Bahia chegou pela primeira vez aos três minutos e meio. O time nordestino conseguiu uma escapada pelo lado esquerdo do seu ataque e conseguiu a finalização para o gol, mas não ofereceu perigo para Tai Borges.
As Brabas seguiram atacante nos momentos seguintes, conseguindo chutes ao gol e jogadas de escanteio. Nenhum oportunidade, contudo, exigiu grande defesa da goleira adversária.
Primeiro gol do Corinthians: Com jogada iniciada pelo lado direito com Jaqueline, a bola foi cruzada para a pequena área e encontrou Duda Sampaio sozinha para finalizar ao gol sem chances de erro. 1 x 0 com 10 minutos de jogo.
Segundo gol do Corinthians: Após escanteio cobrado por Yasmim, Giovana Campiolo subiu no meio de diversas zagueiras do Bahia e conseguiu mandar para o fundo das redes sem chances para a goleira.
O Timão seguiu atacando sem parar mesmo após abrir dois gols de diferença no placar. As jogadas seguiam um padrão, com escapadas pelos lados do campo que resultavam e bolas dentro da área.
Terceiro gol do Corinthians: Após falha na zaga do Bahia, o Corinthians saiu com três jogadoras de frente para a goleira. Gabi Portilho recebeu em profundidade e tocou para o meio da área. A bola passou por Jheniffer, mas não passou pela Tamires, que balançou as redes pela quinta vez no ano.
O Corinthians seguiu na mesma toada. Aos 25 minutos de jogos, Portilho fez mais uma jogada pela ponta e levantou a bola dentro da área. Tamires conseguiu finalizar de primeira, mas a bola passou por cima.
Gol do Bahia: Em cobrança de escanteio, a bola foi próxima ao gol e acabou entrando após trapalhada da goleira e da defesa do Timão.
O time comandado por Arthur Elias seguiu dominando o jogo com muitas jogadas de ataque pelas laterais do campo. O Bahia conseguiu algumas escapadas, mas nenhum que levasse perigo.
Quarto gol do Corinthians: Já nos acréscimos, Yasmin arriscou um chute de fora da área, que foi defendida pela goleira do Bahia e o rebote caiu no pé da camisa 9 do Timão, Jheniffer. 4 x 1.
Segundo tempo
Para a etapa final, Arthur Elias fez três mudanças: Mariza entrou no lugar de Andressa, Isabela na vaga de Yasmim e Vic Albuquerque para saída de Duda Sampaio.
Quinto gol do Corinthians: Com fôlego novo, o Timão seguiu na pressão de buscar mais gols. Com jogada de Vic Albuquerque, Jheniffer recebeu na parte lateral, fez boa jogada de pivô e devolveu a bola para Vic. A meia-atacante se esticou e empurrou a bola para o fundo do gol, se igualando à Gabi Nunes como maior artilheira da história do clube.
Aos 15 minutos de jogo, Isabela faz bela jogada pela esquerda e toca para Jheniffer dentro da pequena área. Por conta do gramado, a camisa 9 acabou perdendo o gol que parecia fácil de fazer.
Minutos depois, Tainá Borges ficou cara a cara com a atacante Juliana do Bahia. A goleira do Timão não se intimidou, teve paciência e fez a defesa, mantendo a grande diferença no placar.
As Brabas seguiram controlando o jogo, mas sem chegar tanto ao gol como na primeira etapa. Para melhorar o físico do time, Millene Fernandes e Diany entraram nos lugares de Gabi Portilho e Luana Bertolucci, respectivamente.
Na parte final do segundo tempo, o Corinthians teve a oportunidade de ampliar o placar duas vezes em cobranças de falta, com Jaqueline e Vic Albuquerque. Ambas levaram perigo e exigiram defesas da goleira.
O Bahia ameaçou uma chegada no último minuto do jogo, com uma cobrança de escanteio, mas a zaga do Corinthians trabalhou bem e tirou o perigo de dentro da área.
Veja mais:
Arthur Sousa assume titularidade e encosta no topo do ranking de artilheiros do Timãozinho
Lateral-direito ex-Corinthians fala sobre falta de oportunidades em sua passagem no clube
Corinthians pode ser líder da primeira fase do Brasileirão Feminino pela quarta vez em cinco edições
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados