Clubes investiram na escolha da torcida para a produção dos uniformes e faturaram alto; confira
O Corinthians está próximo de lançar o uniforme I para a temporada 2020/21. Conforme apurado pela Central do Timão, a camisa será branca com golas pretas, modelo semelhante ao utilizado em 1990, durante o primeiro título brasileiro da história do clube.
Desde 2003, os fardamentos do Timão são produzidos pela norte-americana Nike. Com um contrato firmado em dólar, o Corinthians tende a receber um valor próximo de R$ 25 milhões da fornecedora de material esportivo.
Ao longo dos anos, a parceria rendeu bons frutos, principalmente na ideia de lançar o uniforme III. Apesar da ideia não ser nova, o Corinthians ajudou a popularizar a terceira camisa ao lançar o modelo roxo, em 2008. Outros modelos, como o laranja do ‘terrão’ e a homenagem a Ayrton Senna também caíram nas graças da Fiel.
Fora do Corinthians, o mercado de uniformes de futebol tem dado insights interessantes para os clubes. Dois exemplos vêm do nordeste e do sudeste: Ceará e Atlético-MG são casos que mostraram uma certa inovação recentemente; acompanhe.
Desde antes do início da temporada 2020, o Ceará já havia anunciado que produziria suas próprias camisas para o ano, sem a participação de uma empresa fornecedora de material esportivo. A ideia não é nova, e outros clubes como Paraná, Atlético-GO e Coritiba também já adotaram a estratégia.
A questão é que o Ceará tem apresentado bons resultados. De acordo com matéria do GloboEsporte, em dez dias, o clube faturou R$ 1,7 milhão com vendas dos novos uniformes. A camisa ‘Nação Alvinegra’ foi escolhida pelos próprios torcedores por votação na internet.
Até o dia 22 de junho, de acordo também com o GE, o clube já havia vendido 57 mil unidades, superando em 1800% as vendas em 2019. O preço mínimo do novo uniforme é de R$ 229,00.
Recentemente, o Atlético-MG lançou a campanha ‘Manto da Massa’, em que uma série de pessoas enviou modelos para a criação de uma camisa do clube, a ser utilizada ao longo da temporada de 2020. Ao todo, foram 1500 desenhos recebidos, e posteriormente colocados à votação da torcida, que escolheu o preferido. Vale ressaltar que o Galo não tem a produção própria, mas sim de uma fornecedora francesa, a ‘Le Coq Sportif’.
Então, o modelo eleito pela torcida foi disponibilizado à venda. De acordo com o Galo, em pronunciamento oficial no último domingo (21), foram vendidas 100 mil unidades do produto, alcançando uma receita de quase R$ 20 milhões de reais. Sobre o valor, ainda serão incindidos custos de produção e de distribuição dos uniformes.
Ainda em 2020, um modelo lançado pelo designer ‘Rafa’ bombou nas redes sociais. A camisa segue a estratégia do Corinthians para a temporada 2020/21, homenageando o Corinthian Casuals. Porém, como também informado pela Central do Timão, a versão lançada pela Nike deve ser diferente da arte que viralizou na internet.
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Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
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