- Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão
O Corinthians é o maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, com onze títulos conquistados. Um dos títulos recentes, e mais emblemáticos, foi o de 2015, quando o Timãozinho conquistou o torneio pela nona vez em sua história. Aquela campanha contou com jogadores que subiram para o profissional após destaque, como Maycon e Arana, mas também teve alguns flops, como Matheus Cassini.
Gabriel Vasconcelos foi um desses jogadores que não deram certo no profissional. Centroavante, ele foi artilheiro do Corinthians e da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015, com oito gols. Com 19 anos, ele teve a oportunidade de treinar com o elenco de cima após a competição, mas não obteve chances de jogar.
Sem chances de jogar e com o nível de evolução tendo superado o sub-20, Vasconcelos passou a ser emprestado para diversos clubes do país, como América-RJ, Joinville, Oeste, Ponte Preta e São Bento, até que se transferiu gratuitamente para o York9, do Canadá, no início de 2020.
Em 2021, ele retornou ao Brasil e disputou o Campeonato Brasileiro Série B pelo Sampaio Corrêa, clube do Maranhão. Após um ano no nordeste brasileiro, ele se transferiu para o Al-Ettihad, clube de Bahrein, país do Oriente Médio.
Após encerrar seu contrato com o clube em setembro de 2023, acertou sua ida para o Bahrein SC, do mesmo país. Atualmente, ele atua como meio-campista, diferentemente da função que fazia na base do Corinthians, quando se destacou para o Brasil.
Veja mais: