Manoel, Avelar, Urso, Sornoza e Clayson são os principais alvos de críticas nas redes sociais e nos estádios
O Corinthians chegou ao seu sétimo jogo sem vitória ao perder para o CSA na última quarta-feira (30), em Maceió por 2 a 1. Além da pressão em cima da diretoria e do técnico Fábio Carille, cinco atletas do elenco são muito criticados pela torcida, principalmente nas redes sociais. São eles: Manoel, Danilo Avelar, Júnior Urso, Sornoza e Clayson.
Manoel
Na ordem da escalação, Manoel chegou esta temporada emprestado pelo Cruzeiro para fazer dupla com Henrique. Antes de olhar o scout, dá para dizer que o atleta foi muito criticado no começo e com o tempo foi evoluindo, principalmente com a chegada de Gil, a dupla deu melhor proteção para a meta de Cássio.
Vamos aos dados, foram 49 jogos até aqui, contando Campeonato Paulista, Sul-americana, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. 22 jogos o time não teve sua defesa vazada com a presença dele. Por outro lado, foram 38 gols sofridos. O defensor marcou três gols. Com Manoel em campo, o Timão ganhou 21 jogos, empatou 19 e perdeu nove.
Danilo Avelar
Outro atleta que é muito cobrado, o lateral Danilo Avelar que chegou na temporada passada, foi alvo de muitas críticas e depois de elogios por gols importantes contra Flamengo e Palmeiras, por exemplo.
O lateral esquerdo fez 50 partidas este ano, 19 vitórias, 19 empates e 12 derrotas. Danilo marcou sete gols e deu duas assistências na temporada. Com Avelar na linha de defesa foram 39 gols sofridos.
Júnior Urso
Indo para o meio de campo, outro que chegou neste temporada, o volante Júnior Urso veio da China para ser titular. Começou muito bem, era presente na saída de bola e chegava na área para finalizar, com muita raça e força. Após a parada da Copa América o meio campista começou a cair de produção, principalmente ofensiva. Chegou a dizer em entrevistas que a principal função dele era defender, Urso também sofreu com uma lesão que o afastou por cinco jogos recentemente.
O volante fez 41 jogos com a camisa do Timão, 18 vitórias, 15 empates e oito derrotas. Urso marcou cinco gols e não deu nenhuma assistência, mostrando a pouca participação do atleta na parte ofensiva. Na parte defensiva, o volante desarmou 73 vezes no ano, uma média de 1,73 desarmes por jogo. Foram 24 desarmes em 10 jogos no Campeonato Paulista e 27 em 18 do Campeonato Brasileiro, as duas competições que mais jogou e desarmou, mas fica claro a queda de desarmes em relação ao número de jogos em cada campeonato, claro a dificuldade do nacional é muito maior que do estadual.
Sornoza
Ainda no setor do meio de campo, o equatoriano Sornoza também é criticado por parte da torcida. O meia chegou nesta temporada vindo do Fluminense. Se destaca principalmente nas bolas paradas que são cruzadas na área, até porque não costuma bater faltas diretamente.
Sornoza fez 45 jogos, com 17 vitórias, 18 empates e 10 derrotas. O meia marcou apenas um gol e deu 10 assistências no ano. Ou seja, ele participa diretamente de um gol a cada quatro jogos e meio para um armador. Sendo que metade das suas assistências foram no estadual, talvez o melhor momento do time na temporada.
Clayson
Para finalizar a lista, o ponta Clayson que está no clube desde 2017 e já conquistou três títulos, dois paulistas e um Campeonato Brasileiro. O atacante foi muito bem no primeiro ano. Teve uma queda em 2018 quanto sofreu com lesões e esta temporada alternou em bons e maus momentos.
Clayson atuou em 55 jogos, 44 como titular. Foram sete gols marcados e outras sete assistências. Para ver como o atleta participa na parte defensiva, no Campeonato Brasileiro ele foi responsável por 25 desarmes apenas dois a menos que Júnior Urso que é volante.
Ainda no campeonato nacional, o atleta precisa chutar oito vezes para marcar um gol. Clayson tem apenas três gols na competição. Baixo desempenho ofensivo e alto defensivo no caso de Clayson. Mas, isso mostra que além dos atletas não estarem atuando bem, estão cumprindo funções que não são as suas naturais.
Por Vini Bonadie
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados