Reveja as conquistas do Timão e se recorde qual era a situação do clube em 2009
Atualmente, como podemos ver, o Timão atravessa boa fase. A equipe alvinegra conquistou o Campeonato Paulista, está na quarta colocação do Brasileirão e conseguiu feito inédito na Sul-Americana, alcançou a semifinal da competição. Ainda por cima, o Corinthians foi o único time do Brasil que ainda não perdeu após o retorno da Copa América.
Se hoje em dia as coisas andam muito bem, a pergunta que surge é: como estava o Corinthians há exatos 10 anos ?
Após a conquista do título da Série B do Brasileirão em 2008, Mano Menezes seguiu no comando do clube alvinegro para a temporada de 2009. O comandante também ganhou um grandíssimo reforço para o ataque, o que muitos consideram a maior contratação da história do clube, se tratava de Ronaldo, o Fenômeno.
O Timão iniciou a temporada com a disputa do Campeonato Paulista. Na fase primordial da competição, a equipe disputou 19 partidas, conseguiu 11 vitórias, 8 empates e nenhuma derrota, ficando na 3° colocação da primeira etapa do torneio e, sendo assim, classificando-se para a fase final.
Na semifinal, venceu o São Paulo nas duas partidas. No jogo de ida, disputado no Pacaembu, derrotou o rival por 2 a 1. Já no jogo de volta, saiu com a vitória por 2 a 0, no Morumbi, e conquistou a sua vaga para a decisão.
Na final, o Timão entrou em embate contra o Santos, seu arquirrival. No jogo de ida, na Vila Belmiro, venceu o alvinegro praiano por 3 a 1, sendo um dos gols de Ronaldo, um tento muito emblemático que está até hoje na memória da Fiel. O técnico Mano Menezes mandou a campo Felipe, Alessandro, Chicão, William, André Santos, Cristian, Elias, Douglas, Morais, Jorge Henrique e Ronaldo
No jogo de volta, no Pacaembu, o Corinthians empatou em 1 a 1 com o Santos e conquistou o seu vigésimo sexto título do Campeonato Paulista. Além de tudo, a conquista poderia servir como combustível para que o clube alcançasse mais triunfos naquela temporada. Mano fez duas alterações para este jogo, Diego Sacoman, garoto da base do Timão, no lugar de Chicão e Dentinho no lugar de Morais.
Em paralelo com o Campeonato Paulista, estava ocorrendo a Copa do Brasil, competição na qual o Timão buscava o terceiro troféu. Na primeira fase, o Coringão derrotou o Itumbiara por 2 a 0 e não foi necessário que houvesse o segundo jogo. Na etapa subsequente, venceu o embate contra o Misto pelo mesmo placar, eliminando assim o jogo de volta.
Nas oitavas de final, enfrentou o Athletico-PR, no jogo de ida foi derrotado por 3 a 2, na Arena da Baixada. Apesar da derrota, os dois gols deixaram o Timão vivo e a vitória por 2 a 0, no Pacaembu, sacramentou a classificação do Corinthians as quartas de final.
Já nas quartas de final, se o alvinegro quisesse chegar a mais uma semifinal iria ter que vencer o Fluminense. No primeiro embate, disputado no Pacaembu, o Timão se sobressaiu e venceu o tricolor carioca por 1 a 0. Para conseguir a classificação no Maracanã, bastava o empate e, coincidentemente, foi o que aconteceu. O jogo terminou com o placar igualado em 2 a 2, para a alegria da Fiel.
Na semifinal, mais um carioca estava pela frente, desta vez, o Vasco da Gama iria ser o adversário. O primeiro jogo aconteceu no Maracanã e o fator torcida poderia afetar o desenrolar do time de Mano Menezes, mas não foi o que aconteceu, a partida se encerrou com o 1 a 1 no placar. O resultado não foi o melhor possível, porém tendo em vista que existia a vantagem do gol fora, o desfecho foi agradável ao Corinthians. Bastou o placar de 0 a 0 em São Paulo para o Timão alcançar mais uma final no ano.
Na primeira partida da decisão, contra o Internacional, no Pacaembu, o técnico Mano Menezes mandou a campo Felipe, Alessandro, Chicão, William, Marcelo Oliveira, Cristian, Elias, Douglas, Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. Com gols de Jorge Henrique e Ronaldo, o Timão abriu bela vantagem e já estava com a taça na mão.
Para o jogo da volta, no Beira Rio, a única mudança foi André Santos, lateral-esquerdo, no lugar de Marcelo Oliveira. O Timão foi ao intervalo com mais dois gols na conta, ou seja, o Internacional precisaria fazer cinco gols para sagrar-se campeões da competição. O colorado ainda diminuiu a vantagem e igualou o placar, mas de nada adiantou e o Corinthians tornou-se campeão da Copa do Brasil de 2009.
Para finalizar, o Brasileirão. Há exatos 10 anos, o Corinthians estava na 6° posição do Campeonato Brasileiro, com 23 jogos disputados, 10 vitórias, 7 derrotas e 6 empates, somando 36 pontos, nove a menos que o líder Palmeiras. O Timão vinha de vitória contra o Santos, por 2 a 1, no Pacaembu.
Na artilharia do clube, até aquele momento, tinha:
Ronaldo – 16 gols
Chicão – 15 gols
Dentinho – 10 gols
Vale ressaltar que Andrés Sanchez, presidente do clube naquela época, saiu e retornou em 2018 à presidência do clube. Fábio Carille, hoje treinador do Corinthians, era auxiliar técnico de Mano Menezes.
Por Matheus Fernandes/Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados