O Corinthians entra em campo na noite deste sábado, 22, para encarar o Bahia, na Arena Fonte Nova, às 18h30 (horário de Brasília), pela 16ª rodada do Brasileirão, em um duelo direto na parte de baixo da tabela do campeonato. O técnico Vanderlei Luxemburgo, no entanto, terá os desfalques de dois titulares importantes para o jogo em Salvador: Gabriel Moscardo e Róger Guedes.
Gabriel Moscardo, de apenas 17 anos, assumiu a titularidade com o técnico Vanderlei Luxemburgo nos últimos jogos, mas não está disponível para o jogo deste sábado porque precisou passar por uma cirurgia de apendicite durante a semana. Já Róger Guedes, artilheiro do time em 2023, com 20 gols, está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Mas quais são as opções do treinador para substituir a dupla?
Gabriel Moscardo
Para suprir a ausência de Gabriel Moscardo, Vanderlei Luxemburgo relacionou cinco jogadores que podem cumprir a função de primeiro volante: Fausto Vera, Roni, Maycon, Giuliano e Cantillo, cada um com suas devidas características.
Fausto Vera vinha atuando junto com Moscardo, mas como um segundo volante. O argentino já exerceu a função mais recuada em diversos jogos, principalmente sob o comando de Vítor Pereira em 2022, e surge como a opção mais viável para o duelo deste sábado, podendo formar trio ou quarteto de meio-campo com jogadores mais criativos, como Renato Augusto, Ruan Oliveira e Matías Rojas.
Roni também é acostumado a atuar como primeiro volante. Essa função, aliás, é a que o jogador mais exerceu como profissional no Corinthians. Ele, no entanto, perdeu espaço nos últimos jogos com Vanderlei Luxemburgo e não entra em campo desde o dia 2 de julho, diante do Red Bull Bragantino. Embora seja opção, o camisa 29 dificilmente deve iniciar o duelo contra o Bahia.
Maycon, por sua vez, exerceu bastante a função de primeiro volante durante a passagem pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. No Corinthians, o meio-campista foi pouco utilizado na posição, sendo escalado até mais adiantado, mas sem conseguir ter um bom desempenho desde seu retorno ao clube, em março de 2022. O camisa 7, porém, marcou gol diante do Universitario, na última terça-feira, 18, e pode ganhar a confiança de Luxemburgo para o duelo contra o Bahia.
Giuliano já é uma opção mais viável do que Maycon para jogar como primeiro volante na vaga de Gabriel Moscardo. Foi nessa função que o camisa 20 mais se destacou na temporada, seja no Paulistão, sob o comando de Fernando Lázaro, ou em alguns momentos dos últimos jogos com Luxemburgo, que chegou a dizer que gostou do meio-campista na posição. Ele pode aparecer como titular em Salvador.
Cantillo, por fim, surge como última opção para a função. Isso porque o colombiano parece fora dos planos do Corinthians e não entra em campo desde o dia 19 de abril. Ele vinha tratando de uma lesão e ainda sequer entrou em campo sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. O camisa 24 esteve no banco de reservas contra o Universitario, em Lima, mas não saiu do banco de reservas.
Róger Guedes
Para a vaga de Róger Guedes, Vanderlei Luxemburgo conta com quatro opções principais, mas todas com características diferentes em relação ao artilheiro: Adson, Wesley, Felipe Augusto e Romero. Isso contando com a titularidade do centroavante Yuri Alberto.
Adson gosta de atuar, sobretudo, pelo lado direito do campo. Uma escalação do meia-atacante dificilmente seria com um sistema de três zagueiros, utilizado em algumas ocasiões pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Se o camisa 28 for titular, o time deve jogar em um 4-4-2 ou 4-3-3.
Wesley também atua, preferencialmente, pelos lados do campo, seja pela direita ou pela esquerda, e gosta do drible. Por isso, é difícil imaginar que Luxemburgo escalaria o atacante mais próximo do gol e do centroavante Yuri Alberto, como Róger Guedes vem jogando. Uma presença do camisa 33 como titular também só deve acontecer com um esquema tático com quatro defensores (4-4-2 ou 4-3-3).
Felipe Augusto, por sua vez, é centroavante como Yuri Alberto, mas com característica mais de área do que o companheiro de elenco. O garoto de 19 anos vem ganhando moral com Vanderlei Luxemburgo após marcar dois gols em competições continentais e pode ser escolhido para formar dupla de ataque com o camisa 9. Mas se ambos atuarem juntos, o técnico vai precisar montar um meio-campo bastante criativo para os dois homens de frente receberem em boas condições de finalização.
Romero, por fim, aparece como última opção para a posição. O paraguaio vem sendo pouco utilizado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e soma apenas 28 minutos em campo (todos contra o Universitario, no dia 11) nos últimos dois meses. Assim como Felipe Augusto, o atacante pode formar dupla com Yuri Alberto em um possível esquema com três zagueiros (3-5-2), mas uma titularidade contra o Bahia é pouco provável.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Bahia x Corinthians: escalação, arbitragem e onde assistir
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados