Primeiro e único chinês a vestir profissionalmente a camisa do Corinthians, Chen Zhi Zhao Tin, o Zizao, aniverasaria nesta segunda (14). Pelo Timão, Zizao entrou em campo apenas cinco vezes, marcou um gol e foi campeão Paulista em 2013, mas marcou seu nome junto à Fiel Torcida.
Carismático, Zizao é um estranho caso de jogador que conquistou a torcida sem quase ter entrado em campo. E isso não importa. O Corinthians nunca escondeu que a contratação dele era mais uma questão de marketing, uma maneira de expandir o nome do clube no mercado chinês.
No Alvinegro, recebeu a camisa 200 em homenagem aos 200 anos da imigração chinesa no Brasil.
O que pouco corinthiano sabe é que pouco antes de se transferir para o Corinthians, Zizao sofreu uma paralisia facial e estava apenas jogando futsal. Chegou ao Timão em 2012, mas só estreou oito meses depois e atou em apenas um jogo naquele ano, já em outubro, contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão.
No dia 20 de janeiro de 2013, entrou como titular contra o Paulista e estreando o novo número na camisa (35), driblou pela esquerda e deu assistência para o único gol do Corinthians, no jogo que terminou empatado em 1 x 1. Graças a esse destaque, foi convocado para a seleção chinesa. Com o time conquistou o Campeonato Paulista de 2013.
O meia aproveitou bem sua passagem pelo Brasil. Deu entrevistas, conheceu personalidades, namorou uma conterrânea e até virou meme. Com carisma de sobra, até hoje tem o carinho da Fiel e do Clube.
Na China, foi contratado pelo Beijing Guoan, e em 2016 pelo Guangzhou R&F, onde joga atualmente e vez ou outra é convocado para a Seleção chinesa.
Numa brincadeira, Emerson Sheik e Zizao protagonizaram uma cena muito engraçada, que acabou se tornando meme. Assista.
Parabéns, Zizao!
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados