Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão
O Corinthians entra em campo nesse domingo, 11, para enfrentar a Portuguesa na Neo Química Arena, às 16h (horário de Brasília). O jogo é decisivo para ambas as equipes, que no momento lutam contra o rebaixamento no Campeonato Paulista. É, também, um reencontro entre os times, quase um ano após o último jogo. Você se lembra como foi?
Em 12 de fevereiro de 2023, o Timão ia até Brasília enfrentar a Lusa, que havia vendido seu mando de campo para a Arena BRB Mané Garrincha. A partida, que valeu pela oitava rodada daquela edição do estadual, foi pouco empolgante e terminou sem gols.
Fazia oito anos que Corinthians e Portuguesa não se enfrentavam, devido à ausência da Lusa da elite do futebol paulista nesse período. Treinado à época por Fernando Lázaro, o Timão tinha vários desfalques para o jogo e, por isso, foi escalado com mudanças em relação à rodada anterior: Portanto, o Corinthians entrou em campo no Distrito Federal com Carlos Miguel; Rafael Ramos, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz, Renato Augusto e Adson; Róger Guedes e Yuri Alberto.
Já no banco de reservas, Fernando Lázaro contou com as seguintes opções: Matheus Donelli, Romero, Caetano, Paulinho, Giuliano, Matheus Bidu, Roni, Matheus Araújo, Balbuena, Murillo e Wesley. Portanto, dez dos 22 nomes relacionados nessa partida seguem no elenco corinthiano em 2024.
Mesmo com o empate em Brasília, o Corinthians seguiu bem na tabela, líder isolado do Grupo C e próximo da classificação ao mata-mata. Situação bastante diferente da que vive hoje, onde depende de uma grande reviravolta para aumentar suas chances de classificação.
Primeiro tempo
A primeira tentativa alvinegra foi antes dos dois minutos, quando Fausto Vera dominou pelo meio e buscou um passe longo para Yuri Alberto. Porém, o argentino errou e mandou nas mãos de Thomazella. Um minuto depois, Rafael Ramos foi lançado pela direita e arriscou um cruzamento da ponta, mas pegou forte demais.
Paciente, o Corinthians tocava a bola no campo de defesa nos primeiros minutos. Aos sete, Fausto Vera achou ótimo lançamento para Yuri Alberto, que tentou o domínio dentro da área, mas a bola escapou e saiu pela linha de fundo.
A Portuguesa respondeu dois minutos depois, em bom contra-ataque: Thallyson cruzou da esquerda em busca de João Victor, porém exagerou na força e não encontrou ninguém na área. Neste momento, a Lusa teve um certo ímpeto e incomodou a zaga alvinegra. Aos 11, Marzagão chutou um pouco desajeitado de fora da área e Carlos Miguel fez a defesa sem sustos.
E aos 15 minutos, a Portuguesa deu a primeira finalização perigosa do jogo. João Victor, pela direita do ataque rubro-verde, bateu rasteiro e Carlos Miguel caiu para espalmar. Do lado alvinegro, o Corinthians, sem velocidade e com pouco brilho no meio-campo, ainda não conseguia se encontrar na partida.
Em uma rara boa chegada do Corinthians, aos 24, Adson recebeu de Yuri Alberto pela ponta direita e sofreu falta dura de Madison. O lateral rubro-verde sofreu cartão amarelo pela infração. Rafael Ramos cobrou na cabeça de Róger Guedes, mas o atacante não finalizou bem e mandou pela linha de fundo.
O Corinthians começou a crescer a partir da falta sofrida por Adson e teve outra boa chance aos 27 minutos, após boa tabela entre Fausto Vera e Yuri Alberto na entrada da área. A bola resvalou na zaga rubro-verde e sobrou com o centroavante, que, de longe, bateu rasteiro. O chute passou perto do pé da trave de Thomazella. Porém, o argentino estava impedido e o gol seria invalidado.
E aos 34, João Victor fez bom lance individual pela direita, cortou a marcação de Gil e bateu colocado. Entretanto, a finalização não saiu perfeita e Carlos Miguel fez a defesa segura. Dois minutos depois, foi a vez de Adson cometer falta em Thallyson e sofrer cartão amarelo. Essa foi a quarta advertência do jogo, que começou a ficar quente.
Por mais que não fazia uma partida brilhante, o Corinthians quase abriu o placar aos 40 minutos. Renato Augusto achou ótimo passe e deixou Róger Guedes cara a cara com Thomazella pela esquerda. O atacante dominou e bateu na saída do goleiro adversário, que fez boa defesa. Yuri Alberto passava sozinho pelo meio da área, mas o camisa 10 optou pela finalização. Foi a melhor chance alvinegra até então.
A última boa chance do Corinthians aconteceu aos 49, após longa troca de passes no meio-campo. Adson dominou na intermediária e achou ótimo lançamento rasteiro para Róger Guedes, que chegou na linha de fundo e tocou para trás. Thomazella, porém, interviu e ficou com a bola.
Assim, Corinthians e Portuguesa foram para o intervalo com empate sem gols no Mané Garrincha.
Segundo tempo
Durante o intervalo, os técnicos Fernando Lázaro e Gilson Kleina não realizaram alterações em Corinthians e Portuguesa, respectivamente. Portanto, os dois times voltaram para o segundo tempo com as mesmas escalações iniciais.
Os primeiros minutos foram com o Corinthians mantendo a mesma postura da etapa inicial. Os comandados de Fernando Lázaro tocavam a bola sem objetividade e não conseguiam achar espaços na defesa da Portuguesa, que estava tranquila no jogo.
O Corinthians seguia tocando a bola com paciência. Aos 13, Renato Augusto foi lançado pelo argentino Fausto Vera, alcançou rente à linha de fundo e cruzou para o centro da área. No meio do caminho, Robson afastou de forma esquisita e deu escanteio para o Timão. Porém, a equipe não soube aproveitar a cobrança.
Três minutos depois, a Portuguesa teve boa oportunidade com Luccas Paraizo, que aproveitou bobeada da defesa alvinegra e avançou com a bola dominada no ataque. Ele ficou cara a cara com Carlos Miguel, mas o assistente marcou impedimento do atacante adversário.
Já aos 19, o Corinthians esteve perto de abrir o placar. Rafael Ramos recebeu bom passe, foi até a ponta direita e cruzou com bastante veneno. A bola sobraria limpa para Róger Guedes finalizar se não fosse um desvio providencial no meio do caminho. Logo em seguida, o atacante teve nova oportunidade pela esquerda. Dentro da área, o camisa 10 dominou com liberdade e bateu rasteiro, acertando o lado de fora das redes rubro-verdes.
E essas foram os últimos lances de Róger Guedes em campo. Isso porque o atacante foi substituído pelo paraguaio Romero. Nesta janela de substituições, o volante Du Queiroz ainda deixou o campo para a entrada do meio-campista Giuliano.
Logo depois das alterações, o Corinthians teve outra boa chance. Renato Augusto encontrou lançamento perfeito para Yuri Alberto, que dominou dentro da área e teve a finalização travada. Um minuto depois, o meio-campista, pela esquerda, cruzou na cabeça do centroavante, que foi atrapalhado pela zaga adversária. Renato Augusto era o jogador alvinegro mais perigoso.
Aos 33 minutos, o técnico Fernando Lázaro atendeu aos pedidos da Fiel e colocou Paulinho em campo, na vaga de Adson. Aos 40, Yuri Alberto foi lançado pela direita e tentou cruzar para Paulinho, mas a bola explodiu na marcação adversária. O centroavante ainda ficou na bronca após a arbitragem não marcar um suposto toque na mão do defensor rubro-verde.
Já aos 44, Renato Augusto ia escapando pelo meio e sofreu forte entrada de carrinho de Naldo. Bravo, o meio-campista não gostou e foi para cima do volante adversário, que foi advertido com cartão amarelo pelo árbitro Douglas Marques das Flores. A arbitragem acrescentou oito minutos neste segundo tempo.
E esse foi o último lance de Renato Augusto, que deixou o campo logo em seguida para a entrada de Matheus Araújo. Essa foi a última alteração de Fernando Lázaro.
Nos minuto finais, ainda deu tempo de Romero sofrer falta em contra-ataque. Tauã sofreu mais um cartão amarelo pelo lance. Em seguida, Patrick também foi advertido por retardar a cobrança da falta. Rafael Ramos cobrou para a área, a zaga adversária desviou e o Corinthians teve escanteio. Mas, no último minuto, Gil desperdiçou chance na pequena área e cabeceou por cima do gol de Thomazella.
Sem mais oportunidades, o árbitro Douglas Marques das Floras encerrou o jogo com o placar em 0 x 0. Após o apito final, Fernando Lázaro ainda sofreu cartão amarelo por reclamar com a arbitragem.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Sob o comando de António Oliveira, Corinthians encerra preparação para enfrentar a Portuguesa
Corinthians Feminino tem domínio no retrospecto contra o Internacional, adversário deste domingo
Novo técnico do Corinthians não descarta ideia de utilizar Yuri Alberto em nova função
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados