- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Formado nas categorias de base do Corinthians, o trio Malcom, Gustavo Mantuan e Claudinho deu show na vitória do Zenit por 2 x 0 sobre o Torpedo Moscou, pelo Campeonato Russo, na manhã deste sábado. Os três foram essenciais para a construção do resultado, com dois gols e duas assistências.
O jogo estava empatado até os 25 minutos do segundo tempo, quando Claudinho, que havia acabado de sair do banco de reservas, deu assistência para Malcom abrir o placar. Pouco depois, o atacante foi substituído para a entrada de Gustavo Mantuan, que, com apenas dois minutos em campo, deu o passe para o meio-campista dar números finais à partida – veja os lances abaixo.
Gustavo Mantuan, aliás, lidera uma estatística entre todos os jogadores do Campeonato Russo 2022/23: o meia-atacante é o atleta que precisa de menos tempo (média de 51 minutos) para participar de um gol na competição, de acordo com o SofaScore. O camisa 31 disputou 12 jogos pela equipe, sendo apenas um como titular, e já foi responsável por três gols e uma assistência.
Mantuan, vale lembrar, ainda pertence ao Corinthians. O jogador foi envolvido na troca que culminou com a chegada de Yuri Alberto ao clube, e está emprestado ao time russo até junho de 2023. O meia-atacante já declarou que pretende seguir em São Petersburgo após o término do contrato, assim como o centroavante, que quer permanecer no Timão.
Já Malcom e Claudinho não têm mais nenhum vínculo com o Corinthians. Titular na conquista do hexacampeonato brasileiro, em 2015, o atacante foi vendido pelo clube ao Bordeaux, da França, no ano seguinte, por 5 milhões de euros (R$ 21 milhões na época), enquanto o meio-campista entrou em campo apenas uma vez com a camisa alvinegra, contra o Linense, no Paulistão de 2016.
Assista aos gols do Zenit na vitória sobre o Torpedo Moscou:
Veja mais:
Dupla da base segue com futuro incerto em meio a imbróglio; Corinthians não descarta permanência