Após iniciar o Brasileirão como candidato ao rebaixamento, o Corinthians termina o ano de 2020 em processo de franca evolução e como postulante à vaga na Conmebol Libertadores 2021. O curioso é que a melhora dentro de campo passa pelos pés dos, até então, reservas de luxo de Jorge Sampaoli no Atlético-MG e que foram liberados pelo mesmo.
Do clube mineiro, vieram Fábio Santos, que voltou ao Corinthians após cinco anos de sua vitoriosa passagem pelo Alvinegro, e os meias Otero e Cazares, queridos pela torcida atleticana.
O lateral-esquerdo Fábio Santos é visto como um dos principais responsáveis pela evolução defensiva da equipe. Com sua experiência e tido como um dos líderes do elenco, o camisa 26 permanece invicto desde sua volta: são nove partidas sem perder e dois gols marcados, ambos de pênalti, tornando-se o batedor oficial do Timão.
O meia venezuelano Otero ainda busca firmar-se no time de Vagner Mancini, mas já anotou gols decisivos desde que chegou, contra Bahia (vitória por 3×2) e São Paulo (1×0), ambos na Neo Química Arena. O camisa 11 também é visto como importante nas bolas paradas, por sua precisão em chutes e cruzamentos. Otero também é autor de uma assistência pelo clube e já participou de 17 partidas pelo Alvinegro.
O novo camisa 10 do Corinthians, Juan Cazares, apesar do pouco tempo no Parque São Jorge, também mostra sua importância na crescente do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Apesar de ter sofrido lesão no início de sua passagem, o equatoriano se tornou titular absoluto de Vagner Mancini por sua habilidade e disposição. No Brasileirão, foram 15 partidas disputadas, sendo sete como titular, anotando um gol, o deste domingo (27), na vitória por 2×0 contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, e distribuindo assistências: já são quatro, sendo duas no triunfo de virada sobre o Goiás, na última segunda-feira (21), na Neo Química Arena.
Fotos: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
O trio dispensado por Sampaoli no Atlético-MG tornou-se fundamental para o esquema de Mancini no Timão por sua eficiência e disposição, mostrando-se versátil e consistente com e sem a bola durante as partidas do Corinthians.
Com 39 pontos, o Timão ocupa a nona colocação na tabela do Brasileirão. O time volta a campo no dia 13 de janeiro, contra o Fluminense, às 21h30, pela 29ª rodada do nacional.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados