A confirmação da Esportes da Sorte como novo patrocinador máster do clube trouxe o Corinthians de volta ao primeiro patamar de valores recebidos pelo seu uniforme. Mais do que isto, os detalhes da negociação revelados até o momento deixaram o torcedor de olho no mercado de transferências.
Isto porque parte do valor investido pela casa de apostas online no Timão foi reservado para contratação de jogadores já neste ano. Com o clube indo às compras, é hora de relembrar: quais foram os maiores valores que o Corinthians pagou e recebeu por atletas ao longo da sua história?
Para isso, contamos com dados do site Transfermarkt, especializado neste tipo de informação. Os valores mencionados são apenas o preço bruto no momento da transação. Cláusulas e outras condições de pagamento não entraram no ranking, assim como a correção por índice de inflação.
No quesito contratações, há empate pelo primeiro lugar — entre jogadores com passagens bem diferentes pelo clube. Carlos Tévez transformou-se em ídolo do Corinthians, apesar de ter ficado apenas um ano e meio no Parque São Jorge. Alexandre Pato, por outro lado, teve altos e baixos, sendo opção de banco por um período. Ambos custaram 15 milhões de euros.
Completando o top 3, outro argentino. Assim como Carlitos, Javier Mascherano chegou ao Timão por meio de aporte financeiro da MSI e disputou 26 jogos pelo time. Sua contratação foi avaliada em 11,8 milhões de euros.
Quando falamos de vendas, um destaque recente. A transferência de Gabriel Moscardo ao PSG, em janeiro, adicionou 20 milhões de euros aos cofres do Corinthians. Outras duas negociações chegaram perto deste valor: a ida de Paulinho para o Tottenham (19,75 milhões), em 2013, e de Pedrinho ao Benfica (18 milhões), em 2020.
Para fechar a lista, uma transação que merece ser comentada. A venda dos direitos econômicos de Vampeta para a Inter de Milão, no ano 2000, é apenas a quarta maior do Corinthians em valores brutos, 15,5 milhões de euros. Corrigida pela inflação de acordo com o índice IGP-M, no entanto, seria hoje superior aos R$ 164 milhões e estaria no topo do ranking.
Veja mais:
Pedro Henrique exalta elenco do Corinthians e revela que ainda busca ritmo de jogo após lesões
Ramón Díaz elogia goleiro Hugo Souza, que vive crescente no Corinthians
Filho do Terrão entra em campo pela primeira vez sob comando de Ramón Díaz no Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados