O técnico português João Pedro Sousa avaliou os trabalhos de seus compatriotas Vítor Pereira e Abel Ferreira, técnicos de Corinthians e Palmeiras no Brasil, respectivamente. Os dois voltam a se enfrentar no Derby deste sábado (13), às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 22ª rodada do Brasileirão.
Para João Pedro Sousa, que exerceu a função de auxiliar em clubes ingleses como Everton, Watford e Hull City, Vítor Pereira realiza um trabalho com uma “intensidade competitiva” e de “muita qualidade” no Corinthians. O atual treinador do Boavista, de Portugal, também reforçou que do técnico corinthiano foi dificultada por várias lesões nesta temporada.
“O Vítor Pereira está fazendo um início de trabalho que seguramente o Abel também fez. Um trabalho difícil, com uma intensidade competitiva muito grande. Há que se acrescentar a isso a dificuldade que o Vítor teve com as lesões, que é um problema que nós tentamos controlar, mas é muito complicado. Mas facilmente percebemos que está sendo feito um trabalho difícil, mas de muita qualidade“, declarou João Pedro Sousa, em entrevista à ESPN.
“Acho que uma coisa que já é percebida claramente é a qualidade do trabalho do Vítor. Poucos meses de trabalho, em um contexto extremamente complicado. E quando eu falo de contexto, falo também da qualidade competitiva. O Vítor tem uma ideia muito clara de jogo, e que passa sempre por controlar, um jogo que ele quer dominar, claramente direcionado para marcar gols e ganhar jogos”, complementou Sousa.
João Pedro Sousa também acredita que Vítor Pereira vem sofrendo para mudar a cultura de jogo do Corinthians, algo que acaba prejudicando a evolução da equipe dentro de campo. Para o treinador do Boavista, o elenco alvinegro precisa de mais tempo para se adaptar melhor ao estilo de trabalho do ex-técnico do Porto.
“Admito que a ideia que estava implementada no Corinthians era diferente. Ou seja, os jogadores estavam ligados a outras coisas. E não importa se melhores ou piores, não quero entrar nessa discussão. Mas o que é certo é que chega uma pessoa nova e com muitas ideias.”
“Seguramente é uma ideia de treino completamente diferente do treinador anterior. E volto a frisar: não estou dizendo se é melhor ou pior. Mas isso requer adaptação dos jogadores, requer adaptação do trabalho. Há sempre situações em que os jogadores precisam de tempo, de muito trabalho para esse entendimento do dia a dia para chegar a uma ideia, mas que nunca é definitiva. Há sempre evolução”, avaliou.
Já sobre Abel Ferreira, João Pedro Sousa disse que poucos conheciam o atual treinador alviverde. O comandante do Boavista, porém, rasgou elogios ao compatriota e disse que o palmeirense serve “para qualquer equipe do mundo” atualmente.
“Admito que muito pouca gente conhecia o Abel Ferreira. Mas ele, desde os primeiros meses em Portugal, faz um trabalho magnifico. E quando digo magnifico não é sobre ser o trabalho que mais ganhou ou perdeu. É magnifico por já se perceber o que o Abel queria de sua equipe e ela conseguia fazer. Ou seja: o Abel queria um tipo de jogo, e era isso o que acontecia. Isso revela a capacidade do treinador.”
“O Abel tinha contrato no PAOK, então não havia dúvida de que seria uma mais-valia e fizeram uma aposta firme e segura. Os resultados estão aí para todo mundo ver. Estamos falando de um treinador muito exigente, pragmático em suas ideias de forma de jogar. É um treinador para qualquer equipe do mundo. Percebe-se na forma como joga, como comunica, o que ele quer da equipe. E é certo que as coisas estão lá. E quando há campeonatos tão competitivos, isso é fundamental”, concluiu Sousa.
Corinthians e Palmeiras, vale lembrar, fazem um confronto direto na briga pela liderança do Brasileirão neste sábado. O vice-líder Timão, de Vítor Pereira, busca diminuir para três pontos a diferença em relação ao Alviverde, de Abel Ferreira, para seguir vivo na luta pela primeira colocação da competição nacional.
Veja mais:
Corinthians relembra aniversário de Gilmar Fubá, multicampeão pelo clube, falecido em 2021
Clássico entre Corinthians e Palmeiras na Neo Química Arena tem dois candidatos à “lei do ex”
Corinthians Sub-15 e Sub-17 vencem Jabaquara e Brasilis na última rodada do Paulistão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados