O Corinthians conquistou seu 31º troféu do Campeonato Paulista na última quinta-feira, 27, ao derrotar o Palmeiras por 1 x 0 no placar agregado. Antes do apito final, as torcidas organizadas do clube acenderam diversos sinalizadores na arquibancada da Neo Química Arena, antecipando a comemoração do título estadual.
Nesta quarta-feira, 2, a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou uma nota informando que, por recomendação do Ministério Público de São Paulo, as torcidas organizadas do Corinthians estão proibidas de frequentar os estádios até dezembro. Além disso, está vetado o porte de qualquer item que remeta à identificação dessas torcidas. Ao todo, seis organizadas foram punidas: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp.
Confira o trecho da nota oficial da FPF:
“Considerando que é dever desta entidade preservar a disciplina nos campos de futebol, informamos:
Atendemos integralmente à recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, determinando a proibição da entrada nos estádios de qualquer indumentária ou objeto (faixas, bandeiras etc.) que identifique os associados das torcidas organizadas: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp, a partir desta data.
A Federação Paulista de Futebol oficiará os órgãos de segurança do Estado e o Ministério Público para garantir o cumprimento desta portaria, que entra em vigor imediatamente, revogando quaisquer disposições em contrário.”
Gaviões da Fiel responde
Por meio das redes sociais, a maior torcida organizada do Corinthians, os Gaviões da Fiel, respondeu à decisão da FPF, afirmando que o departamento jurídico da agremiação está cuidando do caso e convocando seus associados a protestarem contra a medida. Para isso, sugeriram que, já na partida desta quarta-feira, contra o Huracán-ARG, a torcida comparecesse ao estádio vestindo a “camisa da proibição” ou uma camisa preta do Corinthians, formando o chamado “Mar Negro” nas arquibancadas.
“Nesta quarta-feira (2), fomos surpreendidos com a Portaria FPF nº 093/25, que atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, proibindo a entrada nos estádios de qualquer vestimenta e objetos (faixas, bandeiras etc.) que identifiquem os associados do Gaviões da Fiel e de todas as torcidas organizadas do Corinthians.
Diante disso, já na partida de hoje, estaremos nas arquibancadas apoiando o Corinthians durante os 90 minutos com a ‘Camisa da Proibição’.
Pedimos a colaboração de todos para formar o MAR NEGRO: vista sua CAMISA DA PROIBIÇÃO ou uma camisa preta do Corinthians e ajude a divulgar essa mobilização.
Evite bonés coloridos.
Evite camisas de bairros e quebradas.
Gavião, faça a sua parte!
Quanto à proibição, nosso departamento jurídico já está avaliando a situação.”
Veja mais:
Raniele relembra festa da torcida e tensão no título do Paulistão
Corinthians divulga escalação para primeira partida da fase de grupos da Sul-Americana
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados