- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
Como de costume antes de partidas contra brasileiros, os clubes argentinos reforçam para seus torcedores a importância da luta contra o racismo, que vem acontecendo em muitos estádios no continente sul-americano. Mesmo com a publicação e sabendo das consequência, os torcedores do Estudiantes não parecem ter aderido à mensagem.
Enquanto o clube de La Plata publicou uma imagem com a frase “Basta de Racismo”, acompanhado de uma legenda “Racismo não tem lugar no festival de futebol sul-americano”, torcedores do Estudiantes comentaram coisas do tipo “Hoje tem sopa de macaco” e “Não me importo com racismo se hoje passarmos”, o último acompanhado de emojis de banana.
No início da temporada, a Conmebol estava aplicando punições mais brandas, que não afetavam tanto os clubes após os atos racistas em estádios. Com a prevalência da violência, a entidade máxima do futebol sul-americano aumentou o valor da multa e propôs que clubes podem sofrer punições esportivas e caso de reincidência.
Na atual edição da Sul-Americana, o Corinthians recebeu o Universitario-PER na Neo Química Arena e torcedores do Timão acabaram sofrendo injúria por parte do preparador físico do clube visitante. Ele acabou preso preventivamente em São Paulo, mas a Conmebol novamente aplicou uma punição branda.
Além da multa, que é o mais comum, também começou a ser aplicado o fechamento de um dos setores do estádio. O River Plate sofreu com isso após seus torcedores cometerem atos racistas contra o Fluminense.
Confira a publicação e os comentários:
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Pendurados: Corinthians pode perder dupla para possível ida de semifinal da Sul-Americana
Corinthians publica detalhes sobre caravana para torcedores que estão na Argentina
Técnico do Corinthians recebe proposta da CBF e pode ser o novo treinador da Seleção Feminina