- Por Maria Beatriz de Teves / Redação da Central do Timão
Principal organizada do Corinthians, os Gaviões da Fiel, em parceria com a loja ”Poderoso Timão Vila Matilde”, conseguiram uma camisa autografada pelos jogadores do clube e presentearam Savick Estrela, torcedora de 20 anos que foi diagnosticada com Kearns-Sayre, uma síndrome degenerativa rara, além de nanismo, espinha bífida e deficiência intelectual leve. O grupo também doou uma camisa autografada para a irmã dela, Alanis Estrela.
”(A Savick) Teve febre de quase 40 graus um dia antes, e só falava da festa e da camisa. Ficou imensamente feliz com tudo, todos que chegam aqui ela mostra”, relatou Érica Souza, mãe da torcedora do Corinthians, que passou a ter o time como paixão após fazer aulas de natação no Parque são Jorge.
A uniformizada do Timão entregou a camisa à Savick em um evento comemorativo do Dia das Crianças, na sede dos Gaviões da Fiel, local que a garota sonhava em conhecer. Além da camisa, a torcedora recebeu pintura em seu rosto, aproveitou shows e outras atrações organizadas pelo Departamento Social da torcida corinthiana. Os Gaviões, vale lembrar, preparam diversos eventos e campanhas sociais ao longo do ano, como distribuição de marmitas, cestas básicas, campanha do agasalho, além de auxílios às pessoas necessitadas.
Doença
Segundo a mãe de Savick, a menina foi a primeira a ser diagnosticada com a síndrome de Kearns-Sayre no Brasil. No caso dela, a descoberta foi através de uma ressonância comprovada com uma biópsia muscular. Antes da biópsia, os olhos já haviam sido afetados, tendo o fechamento total das pálpebras e paralização do globo ocular. Foram feitas quatro cirurgias na região, e hoje faz uso de colírios lubrificantes a cada uma hora e uso de pomada de três em três horas.
Hoje, Savick também enfrenta problemas com alimentação e faz uso de PediaSure, suplemento que contém proteína, cálcio e vitamina D para o desenvolvimento ósseo e muscular. Além do mais, faz tratamento no Hospital São Paulo, onde é acompanhada pela equipe da genética, neurologia, oftalmologia, nefrologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, nutrologia e fisioterapia. A menina também é auxiliada por cardiologista no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
Veja também:
Corinthians treinará todos os dias até duelo contra o Inter; veja a programação completa
Com derrota no Majestoso, Corinthians vê chance de ir à Libertadores cair 17%