São 6 “títulos” desde o ano do centenário
Mesmo faltando o 2º turno do Brasileirão de 2019, o Timão já se consagrou como o maior vencedor de turnos do campeonato nacional na década, contando de 2010 até aqui.
Pode parecer pouca coisa em face ao tricampeonato (2011,2015 e 2017) e da hegemonia estadual, nacional e internacional conquistadas nesses anos dourados que a Fiel Torcida vive. O fato, porém, é que o Coringão – chamado de time copeiro em meados da década passada, para quem se lembra – aprendeu a se comportar muito bem em pontos corridos e não deu mole para ninguém.
Com Tite, o Corinthians foi campeão do 1º turno de 2011 e dos dois turnos de 2015, fechando, na campanha do hexa, o melhor aproveitamento de um clube na história do campeonato de pontos corridos com 20 clubes. Somando-se ao “tri” de Tite, vem o 2º turno de 2014, sob o comando de Mano Menezes, e o 1º turno invicto e inesquecível de 2017, já com Fábio Carille como técnico.
Em um exercício de imaginação, se o Campeonato Brasileiro neste formato fosse dividido em dois campeonatos, aos moldes do Apertura/Clausura comuns por muitos anos na Argentina e na América Latina, o Timão seria, de 2003 para cá, hexacampeão brasileiro, perdendo apenas para o São Paulo, que seria hepta graças ao 1º turno conquistado ano passado. O Flamengo, campeão do 1º turno de 2019, conquistou apenas seu primeiro “título”. Nesses anos 10, contudo, o Corinthians seria o maior vencedor de longe com o “penta” citado.
Quem sabe o Coringão não engrena neste segundo turno e fecha como campeão? E, quem sabe, uma campanha aos moldes do 1º turno de 2017 não possa lhe dar o octacampeonato brasileiro?
Por Anthonio Delbon
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Cadê o Palmeiras ??? ?????