Tobias, goleiro histórico do Corinthians, morre aos 75 anos

  • Por Victor Franqueira / Redação da Central do Timão

José Benedito Tobias, lendário goleiro do Corinthians entre 1975 e 1978, faleceu na madrugada deste sábado, 13, aos 75 anos, de insuficiência respiratória. Ele foi presença marcante na campanha do vice-campeonato brasileiro de 1976 e no título do Campeonato Paulista de 1977, que encerrou um jejum de quase 23 anos sem títulos de expressão.

Tobias chegou ao Corinthians em 1975, estreando no dia 29 de outubro daquele ano contra o América-RN. Ele foi contratado pelo Alvinegro após passagens por clubes do interior de São Paulo, onde jogou nas categorias de base do Noroeste e no time profissional do Guarani.

Ficou eternizado nos corações corinthianos em 1976, quando foi o grande herói da partida contra o Fluminense pela semifinal do Campeonato Brasileiro, na célebre Invasão Corinthiana ao Maracanã. Na decisão por pênaltis, Tobias defendeu duas cobranças do adversário e classificou o clube do Parque São Jorge para a grande final.

No ano seguinte, foi o arqueiro titular em toda a campanha que quebrou o jejum de 22 anos e oito meses, conquistando o título do Campeonato Paulista de 1977. Ele se despediu do Alvinegro na derrota por 1 x 0 contra o América-RJ, em um confronto válido pelo Campeonato Brasileiro de 1978. Ao todo, foram 125 jogos com a camisa do Corinthians, sendo o 14º goleiro que mais atuou pelo clube.

O ex-goleiro está eternizado na Calçada da Fama do clube. Há mais de uma década, ele organizava uma feijoada beneficente que acontecia anualmente no Salão Nobre do Parque São Jorge. Todo o lucro obtido era destinado a instituições de caridade.

O velório de Tobias será realizado em sua cidade natal, Agudos, no interior de São Paulo.

O Corinthians divulgou uma nota de pesar pelo falecimento de Tobias. Confira:

“O Sport Club Corinthians Paulista lamenta, com imenso pesar, o falecimento de Tobias, goleiro campeão paulista com o Timão no histórico título de 1977. Goleiro alvinegro na Invasão Corinthiana no Maracanã, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, Tobias defendeu duas cobranças na disputa de pênaltis, selando a vaga na final do torneio. A outra passagem emblemática foi a conquista do título que deu fim ao jejum de 23 anos, o Paulistão de 1977, com a vitória sobre a Ponte Preta por 1 a 0. Tobias realizou 125 jogos pelo Timão. Sua última partida foi em maio de 1978, deixando o clube em sequência, rumo ao Athletico-PR. O Corinthians se solidariza com a família, amigos e lamenta profundamente a morte de um dos ídolos da história do Timão”.

A Central do Timão manifesta a sua solidariedade aos familiares, amigos e à Fiel Torcida neste momento de pesar. Obrigado, Tobias, eternamente dentro dos nossos corações!

Veja mais:

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Corinthians acerta pagamento dos direitos de imagem do elenco referente ao mês de junho

Atacante do Corinthians marca em goleada de dois dígitos da Seleção Brasileira Masculina Sub-17

Novo goleiro do Corinthians explica por que gosta de cobranças de pênalti

Notícias do Corinthians

Rolar para cima