Título, goleada, mata-matas e mais: Corinthians e Fluminense voltam a se enfrentar em Itaquera

  • Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão

Na noite desta quarta-feira (13), em jogo que terá início às 21h (Brasília) e será válido pela 26ª rodada do Brasileirão, Corinthians e Fluminense voltam a se encontrar na Neo Química Arena após exatos dez meses.

No estádio, os clubes acumulam grandes jogos, como o confronto que garantiu o título brasileiro para o Timão em 2017. Além disto, o time da casa já aplicou uma sonora goleada por 5×0 no Tricolor. As equipes também protagonizaram decisões em Copa do Brasil e Sul-Americana e abertura e fechamento de edições do Brasileirão. Nesta matéria, a Central do Timão relembra alguns grandes jogos entre os times em Itaquera.

31/08/2014, o primeiro encontro no estádio:

Renato Augusto estava presente no primeiro jogo entre Corinthians e Fluminense na Neo Química Arena, em agosto de 2014. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians.

O primeiro jogo entre os clubes na Neo Química Arena aconteceu em 31 de agosto de 2014, pouco mais de três meses após a inauguração do estádio que sediou a Copa do Mundo naquele ano.

Para o confronto, Mano Menezes escalou o seguinte time titular: Cássio; Ferrugem, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Jadson e Lodeiro ; Romarinho e Romero. Fagner, Renato Augusto e Luciano entraram no decorrer da partida.

Na ocasião, Fred, desfalque no duelo desta quarta-feira por lesão, abriu o placar de pênalti aos 42 minutos do primeiro tempo. Romarinho, no entanto, empatou para o Timão aos 28 do segundo tempo.

02/09/2015, estreia da camisa em homenagem ao Terrão e festa de 105 anos do clube:

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians.

Em 2 de setembro de 2015, o Corinthians estreava seu terceiro uniforme para a temporada, com a inusitada cor laranja, em homenagem ao “Terrão” e aos jogadores da base que foram revelados no local. O dia também foi de muita festa por parte dos torcedores, que celebraram o aniversário de 105 anos do clube com um belo mosaico.

Para o confronto, Tite contou com alguns desfalques importantes e optou por escalar o seguinte time titular: Cássio; Fagner, Edu Dracena, Gil e Guilherme Arana; Ralf, Marciel, Jadson, Danilo e Malcom; Vagner Love. Rildo, Rodriguinho e Ángel Romero entraram no decorrer do jogo.

Com gol de Marciel, logo aos cinco minutos do primeiro tempo, e de Ralf, aos 26 da segunda etapa, o Timão conquistou a vitória na 22ª rodada do Brasileirão e seguiu firme na busca pelo hexacampeonato da competição, que foi conquistado alguns meses depois.

21/09/2016, oitavas de final da Copa do Brasil:

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians.

Outro grande jogo entre as equipes no palco paulista foi válido pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil de 2016. A partida de ida foi um 0x0 no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, no Rio de Janeiro. No segundo confronto, o Corinthians venceu o Fluminense por 1×0, com gol de Rodriguinho aos 24 minutos do segundo tempo, e se classificou às quartas de final.

Para o duelo decisivo, o então interino Fábio Carille escalou o time com a seguinte formação: Cássio; Fagner, Yago, Balbuena e Guilherme Arana; Camacho, Rodriguinho, Giovanni Augusto, Marlone e Marquinhos Gabriel; Ángel Romero. Cristian, Willians e Lucca entraram no decorrer do jogo.

15/11/2017, heptacampeonato brasileiro:

Foto: Alexandre Schneider / Getty Images.

Entre todos os confrontos citados, provavelmente este seja o jogo mais especial – talvez também possa ser o mais icônico da história da Neo Química Arena. Na ocasião, Corinthians e Fluminense se enfrentaram pela 35ª rodada do Brasileirão de 2017, e o Timão precisava de uma vitória para garantir o título da competição com três rodadas de antecedência.

Para o compromisso, Fábio Carille optou por escalar o seguinte time: Caíque França; Fagner, Pedro Henrique, Pablo, Guilherme Arana; Gabriel, Camacho, Rodriguinho; Ángel Romero, Clayson, Jô. Jadson, Maycon e Danilo entraram no decorrer do jogo.

No entanto, o Tricolor parecia querer estragar a festa alvinegra e marcou logo no primeiro minuto, com Henrique. O Timão passou a martelar o adversário até o intervalo, mas foi derrotado nos primeiros 45 minutos. Porém, no primeiro e no terceiro minuto do segundo tempo, Jô marcou dois gols e praticamente garantiu o sétimo título brasileiro do clube – Jadson ainda marcou mais um no fim, decretando a vitória por 3×1.

15/04/2018, primeira rodada do Brasileirão:

Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians.

Outro bom jogo ocorreu na rodada de abertura do Brasileirão de 2018, quando o Timão entrava como atual campeão e estava em boa fase sob o comando de Fábio Carille, sendo campeão do Paulistão uma semana atrás, diante do Palmeiras, no Allianz Parque.

O treinador corinthiano escalou a seguinte equipe inicial: Cássio, Fagner, Balbuena, Henrique e Sidcley; Ralf e Renê Júnior; Ángel Romero, Mateus Vital, Rodriguinho e Clayson. Maycon, Pedrinho e Emerson Sheik foram acionados no decorrer da partida.

Em sua melhor fase no Timão, Rodriguinho foi o cara do confronto e abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo. Entretanto, o time carioca empatou logo na volta do segundo tempo, com Richard. Mas a tarde era mesmo do meio-campista alvinegro, que decretou a vitória da equipe mandante por 2×1 aos 41 do segundo tempo.

22/08/2019, quartas de final da Copa Sul-Americana:

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians.

Em 22 de agosto de 2019, os clubes se encontraram nas quartas de final da Copa Sul-Americana, com o primeiro jogo sendo realizado em Itaquera. Ainda sob o comando de Fábio Carille, que seria demitido alguns meses depois, o Timão buscava o título inédito da competição continental.

O comandante optou por escalar o seguinte time titular: Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Avelar; Gabriel; Pedrinho, Júnior Urso, Mateus Vital e Clayson; Vagner Love. Gustavo, Jadson e Mauro Boselli foram acionados no decorrer do jogo.

Contudo, as alterações de Carille não surtiram efeito e o Timão empatou sem gols com o Tricolor na Arena, levando a decisão para o Maracanã, onde conseguiu a classificação por um empate em 1×1, sendo beneficiado pela regra do gol marcado fora de casa. O tento foi de Pedrinho.

08/12/2019, última rodada do Brasileirão:

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians.

Na última rodada do Brasileirão de 2019, já sob o comando do interino Dyego Coelho após desligamento de Carille, o Corinthians buscava assegurar sua vaga para a Copa Libertadores de 2020.

O Timão foi a campo com: Cássio; Fagner, Marllon, Gil e Carlos Augusto; Gabriel e Júnior Urso; Vagner Love, Mateus Vital e Janderson; Mauro Boselli. Lucas Piton, Jadson e Gustavo entraram no decorrer da partida.

Porém, o Corinthians foi superado em casa por 2×1 e terminou o torneio nacional na 8ª colocação, se classificando à fase prévia da Copa Libertadores, onde acabou sendo eliminado pelo Guarani-PAR.

13/01/2021, maior goleada da história do confronto:

Foto: Alexandre Schneider / Getty Images.

O último confronto entre os clubes na Neo Química Arena simbolizou a maior goleada da história do duelo. Em boa fase com Vagner Mancini, o Corinthians buscava se aproximar da zona de classificação à Libertadores 2021.

Sendo assim, o time mandante entrou em campo com: Cássio; Fagner, Jemerson, Gil e Fábio Santos; Gabriel e Cantillo; Gustavo Silva, Cazares e Mateus Vita; Jô. Camacho, Gabriel Pereira, Léo Natel, Luan e Everaldo entraram no decorrer do jogo.

Com uma grande exibição, o Timão massacrou o adversário com um placar de 5×0. Os gols foram marcados por Jô, Juan Cazares, Fagner, Mateus Vital e Luan, respectivamente.

Veja mais:

Corinthians x Fluminense: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem

Willian se recupera e volta ao Corinthians buscando encerrar jejum de mais de 5 mil dias

De olho neles! Saiba quem são os destaques do Fluminense, adversário do Corinthians, no Brasileirão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima