Confira pontuação, número de vitórias e os adversários de Corinthians e seus concorrentes para estar na Copa Libertadores da América na próxima temporada
Com a consolidação do Grêmio de Renato Gaúcho e Everton Cebolinha na 4ª colocação (a última que dá acesso direto à fase de grupos da competição), e a queda acentuada de Bahia e Atlético-MG nas últimas rodadas, a briga pela 5ª e 6ª posições deve mesmo ficar entre os três rivais nas últimas seis rodadas do Brasileirão. E ela promete ser boa.
Confira a colocação e os adversários de cada um até a rodada final, em 8 de dezembro. Os números aparecem pela ordem de importância nos critérios de desempate do regulamento. Há 18 pontos a serem disputados, com direto a dois confrontos diretos (Corinthians x Inter e São Paulo x Inter).
O Athetico-Pr, em 6° lugar (50 pontos), naturalmente apareceria na briga, mas já está classificado para a fase de grupos pelo título da Copa do Brasil. Sua posição, portanto, é de neutralidade.
São Paulo: Posição: 5º – Pontos: 52 – Vitórias: 14 – Saldo de gols: 9 – Gols pró: 32 – Gols contra: 23.
Tabela: Santos (casa) – Ceará (fora) – Vasco (casa) – Grêmio (fora) – Inter (casa)
CSA (fora).
Internacional: Posição: 7º – Pontos: 49 – Vitórias: 14 – Saldo de gols: 5 – Gols pró: 37 – Gols contra: 32.
Tabela: Corinthians (fora) – Fortaleza (casa) – Goiás (casa) – Botafogo (fora) – São Paulo (fora) – Atlético-MG (casa).
Corinthians: Posição: 8º – Pontos: 49 – Vitórias: 12 – Saldo de gols: 7 – Gols pró: 36 – Gols contra: 29.
Tabela: Inter (casa) – Botafogo (fora) – Avaí (casa) – Atlético-MG (fora) – Ceará (fora) – Fluminense (casa).
Pensando apenas na qualidade técnica dos adversários, a tabela se mostra difícil para as três equipes – ligeiramente mais dura para o São Paulo. Entretanto, mesmo tendo três pontos de vantagem e melhor saldo de gols sobre os dois concorrentes, o tricolor será o único a jogar fora de casa em quatro dos seis jogos que restam.
Ao mesmo tempo, os confrontos diretos de São Paulo e Corinthians contra o Internacional (que viaja para os dois confrontos) podem ser determinantes, principalmente para o Colorado, para o bem ou para o mal.
Importante frisar que, no primeiro critério de desempate, o número de vitórias, o Timão está em inferioridade: duas a menos que os dois adversários (12 contra 14). Portanto, vencer o Internacional no próximo domingo é fundamental para a ‘missão Libertadores’ do Alvinegro.
Por Marcelo da Viá
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados