Com gols dos meias Lucca Caramico e Gui Amorim, o Corinthians bateu o Internacional pelo placar de 2 x 1, no Estádio Alfredo Schürig, Fazendinha, na tarde da última terça-feira, 8 de julho. A partida foi válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17. Com o resultado, o Timãozinho subiu para a sexta colocação do torneio com 15 pontos (quatro vitórias, três empates e duas derrotas – 19 gols marcados e 11 sofridos).
Em entrevista ao portal Meu Timão instantes após o apito final, analisou a vitória dos Filhos do Terrão e destacou as dificuldades impostas pelo Internacional que, mesmo mal colocado na competição, trouxe problemas para os Filhos do Terrão: “Como é todo jogo do Campeonato Brasileiro, jogo duro. O Internacional não vinha de bons resultados, até na última rodada ganhou do Fortaleza em casa, por 3 x 0, mas não vinha numa classificação boa. Mas, assim, o nível competitivo do Campeonato Brasileiro é muito alto. Então, às vezes, o time não está tão bem e passa por um momento que não é tão legal, é um time bom, vai dificultar, que vai competir muito.”
“Então, a gente tem que estar preparado sempre, em todos os jogos, para enfrentar adversidades, para enfrentar dificuldades e saber sair dessas situações de dificuldade. E hoje, acho que cumpriu bem o que a gente pensou em termos de estratégia para o jogo. A gente teve a bola ali no finalzinho para fazer o 3 x 0 e, no contra-ataque, a gente acabou tomando um gol e virando 2 x 1, mas nós fizemos um bom jogo e estou satisfeito com que a equipe apresentou hoje”, iniciou.
Em seguida, o comandante revelou uma conversa com os atletas para que não permitissem dar brecha para que o adversário saísse na frente do placar. Nos últimos 10 jogos, em nove o Timãozinho foi vazado: “Esse é um ponto que é importante, assim, os últimos jogos, antes do jogo de hoje, a gente saiu atrás do placar e aí tem que correr atrás. O nosso time tem muita qualidade e a gente consegue, a gente foi contra o Atlético-MG, que a gente acabou perdendo o jogo, a gente teve três, quatro chances de bola na trave que a gente poderia ter empatado, ter virado.”
“Mas é ruim, você acaba se desgastando mais quando você tem que ficar correndo atrás do placar. Então, a gente tem que entrar sempre muito focado no jogo ali e não sofrer gols para poder sair na frente e ter uma tranquilidade de administrar melhor o jogo. Hoje era um jogo que não iríamos sofrer gols, mas acabamos no último lance sofrendo gol, mas estamos trabalhando muito em cima disso para a gente não sair atrás do placar, para gente ter um controle maior do jogo”, continuou.
Posteriormente, o comandante do Timãozinho ressaltou o potencial dos atletas das categorias de base do Corinthians nascidos em 2009, como por exemplo, o zagueiro Iago Machado, o meia Lucca Caramico e os atacantes Kauê Furquim e Kayke Dallaqua.
“A geração 2009 é muito qualificada, vem de um trabalho muito bom do Edu Vergueiro (técnico do Sub-15) ano passado. Esse trabalho da base nunca é de uma pessoa só, é um trabalho de muitas mãos. Eles vêm de uma base sólida e alguns iniciaram o ano com o Finazzi no Sub-16, depois foram promovidos ao Sub-17. Buscamos potencializar ao máximo essa geração para termos um time qualificado ainda neste ano e uma espinha dorsal pronta para o próximo.”
Ele também comentou sobre a presença em peso desses atletas (2008/2009) na categoria Sub-20, que vem passando por um momento de transição e enfrenta problemas de qualidade em seu elenco.
“Temos uma rotatividade alta porque o Sub-20 precisa ser reforçado com atletas de 2008 e damos oportunidade aos 2009, que têm muita qualidade. Queremos potencializar essa geração para ter um time consolidado já esse ano e já formar a espinha dorsal para o próximo, trabalhando as duas gerações juntas.”
Por fim, foi questionado sobre a possibilidade dos atacantes Gui Bom (2007) e Kauê Furquim (2009), que vem sendo utilizados no Sub-20, retornaram para a categoria mais nova visando o mata-mata.
“Isso é algo que vai ser decidido institucionalmente, uma decisão que é da diretoria e, acredito que quando se aproximar um pouco mais desse momento, a gente vai conversar sobre isso. A nossa diretoria está atenta a esses movimentos e certamente eles vão tomar uma decisão que é melhor para o clube”, finalizou.
Depois de enfrentar o Internacional pelo Brasileirão Sub-17, o Corinthians retoma o foco para o Campeonato Paulista da categoria. Às 11h (horário de Brasília) do próximo sábado, 12 de julho, o Timãozinho enfrentará o São José, no Estádio Martins Pereira, fora de casa, pela terceira rodada da fase de grupos da segunda etapa do estadual.
Veja Mais:
Reforço comemora estreia em casa com vitória em clássico pelo Corinthians: “Sensação única”
Emprestado pelo Corinthians, volante estreia pelo Grêmio em partida pela Recopa Gaúcha
Corinthians Sub-20 x América-MG: onde assistir, escalações e arbitragem
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados