Técnico do Corinthians relembra passagem na Seleção e fala sobre nova geração de treinadores

  • Por Bruno Pantarotto / Redação da Central do Timão

Atual técnico do Corinthians no NBB e treinador da equipe de estrangeiros no jogo das estrelas, Léo Figueiró continua se destacando na nova geração de treinadores no basquete brasileiro. Além disso, Léo também foi assistente técnico de Aleksander Petrovic, o então técnico da Canarinha em 2019.

“A gente vem de vários ciclos com treinadores estrangeiros. A CBB optou, agora, por um técnico brasileiro. Isso é muito bom, é uma valorização do trabalho que está sendo feito aqui. A gente tem que dar todo o apoio, para ele desenvolver o trabalho dele. Importante o Brasil participar das principais competições do mundo. O Brasil nunca ficou fora do Mundial, já ficou fora de algumas Olimpíadas”, disse Léo, sobre a escolha de Gustavo de Conti como atual treinador da Seleção Brasileira, em entrevista ao GE.

O comandante da equipe alvinegra comentou sobre a nova safra de técnicos no basquete verde-amarelo, o qual o mesmo faz parte. Léo enxerga essa inclusão como algo positivo, que pode mostrar cada vez mais o seu talento.

Léo comanda a equipe do Corinthians em jogo contra o Pato Basquete — Foto: Beto Miller / Ag.Corinthians

“Essa geração pode desfrutar de muita informação e conhecimento. A globalização trouxe muito conhecimento. Somos uma geração muito antenada, que estuda muito. Não que as outras não façam. Mas temos, hoje, muito mais possibilidades de desenvolver o conhecimento do jogo pelo avanço da tecnologia. Hoje, temos muita coisa disponível. Temos analytics, estuda bastante, porque gosta disso, mas porque é uma geração que tem tudo disponível, comentou.

Antes de chegar ao Corinthians, Figueiró foi campeão Sul-Americano com a extinta equipe do Botafogo. O treinador acredita que tudo aconteceu muito rápido para si. Em seu primeiro ano, conquistou um prêmio individual.

“As coisas aconteceram para mim muito rápido como treinador. No primeiro ano, estive no Jogo das Estrelas e eleito o melhor técnico do campeonato. No segundo ano, com o Botafogo, fui campeão do Sul-Americano, Botafogo acabou, fui parar em Bauru. No Bauru, uma temporada regular, não foi muito boa, mas com todo aspecto de pandemia. Fui para o Corinthians numa situação boa, mas não era o time que tinha montado, finalizou.

O próximo compromisso do Timão pelo Novo Basquete Brasil será contra o EC Corinthians, do Rio Grande do Sul, na sexta-feira (24). O confronto ocorre no Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, às 20h, com transmissão pelo canal do NBB no Youtube.

Veja mais:

Yuri Alberto pode ser desfalque em possível amistoso do Corinthians no fim do mês

Róger Guedes terá que ‘secar’ atacante do Palmeiras para conquistar artilharia do Paulistão

Corinthians fica fora do top-15 de times que disputarão a Libertadores em 2023

Notícias do Corinthians

Rolar para cima