Na manhã desta sexta-feira, 5, Vanderlei Luxemburgo foi apresentado oficialmente como o novo técnico do Corinthians, em entrevista coletiva no CT Dr. Joaquim Grava. Ao ser perguntado sobre como vê os comentários de que seria “desatualizado”, o novo comandante explicou a sua visão.
“Muitas das coisas que tem hoje já foram trazidas há muito tempo pro futebol, e foi o Luxemburgo que trouxe. Se são novidades hoje, eu acho que eu era vanguarda. O que mudou no futebol brasileiro? A terminologia? Ela é moderna? Nós tínhamos uma terminologia que foi mudada porque acharam que tinha que mudar”, comentou Luxa.
“Na Inglaterra não mudou, na França não mudou, na Espanha não mudou. Mudamos no Brasil, onde tínhamos nosso conceito de futebol, a terminologia que nós usávamos na prática, marcação pressão, meia pressão, nosso campo agora é pró-ativo, reativo, transição ofensiva. Eu sei todos os nomes, mas não quero perder a essência do futebol brasileiro“, continuou o treinador.
“Me mostra qual a diferença tática que existe do tempo atrás pra hoje. Onde tá a modernidade? No fisiologista, profissional da saúde, nutricionista, tudo o que pessoal falava antigamente e que eu levava uma patota junto comigo, todos os clubes tem hoje. A modernidade tá onde você tem um atleta melhor preparado“ explicou o treinador.
“Antigamente você fazia 10km por jogo e corria 3% em alta intensidade, hoje você corre 10km mas com 15% em alta intensidade. Essa é a grande mudança, a ocupação de espaço. Essa é a modernidade e eu vou conseguir bater isso. Mas eu gostaria que essa modernidade chegasse mas sem inibir as nossas características de futebol empírico, mágico, bonito, dando essa responsabilidade, preparando o atleta melhor pra executar o trabalho em cima da nossa essência. Não brigo contra a modernidade, eu trago ela pro futebol“, finalizou Luxemburgo.
Veja mais:
Luxemburgo relembra primeiras passagens no Corinthians e revela recusa por seleções
André Santos e Marcelinho Carioca elogiam chegada de Luxemburgo ao Corinthians: “Vai arrumar a casa”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados