Técnico do Corinthians Basquete neste ano de reformulação, Léo Figueiró continua se firmando entre os bons técnicos da nova geração do esporte no Brasil. Além disso, ele tem uma representatividade social, a de ser o único treinador negro dentre os 17 times do NBB.
“A gente vê que a distribuição dos cargos é diferente. Um país onde 54% da população é negra, você contar com um técnico na Liga, é diferente. Mas sou contra o discurso do vitimismo. Temos que mudar a situação. É legal que eu possa estar aqui, servir de inspiração para quem quer estar aqui, mas também é de encorajar, fornecer conhecimento para dar um passo a mais“, opinou o comandante ao portal GE.
No Corinthians desde 2021, Léo Figueiró chegou no clube com uma responsabilidade de participar de uma reformulação na equipe. Na primeira temporada, o Timão conseguiu se classificar para o playoffs, mas caiu na primeira rodada contra o Pinheiros, ao perder na melhor de três.
“A vinda para o Corinthians foi maravilhosa, para eu retomar meu caminho. Acreditou no meu trabalho, confiaram no processo. Falo sobre processo porque, ou você tem muito dinheiro e monta o time como quer, ou você monta e tem o processo. Poucos times têm muito dinheiro. No mínimo, um trabalho médio prazo”, relembrou.
Nesta temporada, o Time do Povo segue na fase de classificação para os playoffs, mesmo estando em má fase, com derrotas seguidas. Mesmo assim, o time jogou o torneio Super 8 e chegou a jogar de forma equilibrada contra o Franca, melhor equipe do NBB.
“Corinthians acreditou na reformulação esse ano, com jogadores novos que podem render. Eles foram firmes e acreditaram. Não somos um time pronto para candidato a título, mas temos um projeto muito promissor nos próximos anos. Corinthians tem seis representantes no Jogo das Estrelas. É um balizador que tem algo bacana”, completou.
Além de Léo, o Corinthians também contou com Mãozinha, Onwenu, Maique e Devaunta Thomas, jogadores, e um auxiliar de Figueiró no Jogo das Estrelas, que ocorreu neste sábado (18). Gabi Campos, que também estava selecionado, teve que ser cortado por uma lesão, mas mostra uma evolução do time na temporada.
Agora, após o fim da pausa, o Corinthians retornará às quadras pela temporada regular do NBB. O próximo jogo acontece contra o xará União Corinthians, na sexta-feira (24), às 20h (de Brasília), no Parque São Jorge.
Veja mais:
Yuri Alberto comemora primeira convocação à Seleção Brasileira: ‘Sonho de criança’
Corinthians busca repetir marca expressiva pela quarta vez no Brasileirão Feminino
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados