- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O Corinthians encerrou sua participação na Libertadores de 2023 na última quarta-feira, 28, com vitória por 3 x 0 sobre o Liverpool, do Uruguai, mas sob protestos de torcedores organizados. Membros das principais uniformizadas alvinegras passaram os primeiros 35 minutos do jogo em silêncio e sentados no setor Norte da Neo Química Arena como forma de manifestação contra a má fase do clube, dentro e fora de campo.
E após o jogo, o técnico Vanderlei Luxemburgo aprovou o protesto da torcida, que não contou com nenhuma forma de violência. O treinador disse que não vê problema quando o torcedor faz alguma manifestação pacífica, dentro de seu direito.
“É um direito que o torcedor tem de protestar. Eu acho um protesto tranquilo, sem violência. Eles acharam de protestar e não ter porque não protestar do jeito que eles fizeram. Não vejo nenhum problema e acho que é melhor do que violência, de quebrar ônibus, de machucar alguém“, disse Luxemburgo, em coletiva – assista à entrevista abaixo.
“Isso é protesto, não gostaram e não estão gostando (da situação do clube). Faz parte do futebol. Isso é um protesto pacífico, então não vejo nenhum problema da maneira como foi. Cabe para a gente, dentro de campo, mostrar que temos condições”, completou.
Embora tenha aprovado a forma do protesto, Vanderlei Luxemburgo pediu mais apoio dos torcedores neste momento delicado enfrentado pelo Corinthians, eliminado precocemente na fase de grupos da Libertadores e perto da zona de rebaixamento do Brasileirão. De acordo com o técnico, a torcida é “fundamental” para o clube sair da situação atual.
“Agora, eu me surpreendo, porque já fui muito adversário do Corinthians. O jogo contra o Atlético-MG, a torcida foi fundamental e o ambiente criado foi fundamental para a gente tirar o prejuízo de dois gols e passar para a fase seguinte da Copa do Brasil.”
“Eu, como adversário e trabalhando no Corinthians, a torcida é fundamental estando junto com a gente. Sabemos da importância que tem. Mas se eles quiserem protestar, é um direito. Protesto pacífico, do jeito que fizeram hoje, não há problema nenhum. Mas a torcida é fundamental para nós dentro do jogo“, finalizou Luxemburgo.
Além do silêncio e de estar sentada até os 35 minutos do primeiro tempo, a torcida levou faixas à Neo Química Arena manifestando seu descontentamento com a atual gestão de Duilio Monteiro Alves. “Diretoria omissa, corrupta e criminosa!”, “entreguem o Corinthians para o povão”, “jogadores milionários, incompetentes e amadores” e “empresários são o câncer do Corinthians” eram algumas frases presentes no estádio.
O resultado diante do Liverpool-URU fez o Corinthians encerrar a Libertadores como terceiro colocado do Grupo E, garantindo vaga nos playoffs da Copa Sul-Americana. O próximo compromisso do clube será pela 13ª rodada do Brasileirão, no próximo domingo, dia 2, contra o Red Bull Bragantino, novamente na Neo Química Arena.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Felipe Augusto revela que recusou proposta de clube da Série A antes de renovar com o Corinthians
Gerente do Corinthians diz que venda do atacante Pedro ‘deve acontecer’ e lista motivos
Luxemburgo revela negociação de Pedro com o Zenit e prioriza Copa do Brasil