Um dos principais nomes do futebol feminino do país e do próprio Corinthians, Tamires conversou com o site do clube sobre a evolução que a modalidade está tendo, além da expectativa para a Copa do Mundo, que acontece neste ano, e como a maternidade mudou sua carreira.
“A gente não chegou aonde a gente gostaria, mas estamos evoluindo, muito felizes com as conquistas que estamos tendo, com a competitividade do Brasileiro, (que está) cada vez melhor, as oportunidades que estão aparecendo para as categorias de base. É um processo positivo e com muitas coisas boas ainda para acontecer.”, afirmou a lateral.
Nos últimos meses, o Corinthians vem investindo nas categorias de base do futebol feminino, contratando jogadoras promissoras e renovando com as atletas que já estavam, oferecendo um contrato profissional. Antigamente, contudo, a modalidade era bem diferente do cenário atual.
Tamires falou sobre a geração passada. “Eu fui essa atleta que passei por gerações, comecei quando não tinha nada realmente. Hoje a gente tem clubes “de camisa”, investimento, uma estrutura maior. Muitos clubes ainda deixam a desejar, precisam ainda investir mais, e não simplesmente dar a camisa para as meninas. A maior conquista que tivemos foi olhar para a base. Nosso futuro começa com essas menininhas de 13, 14 anos, tendo bolsas de estudos, já jogando em equipes grandes, já tendo uma estrutura melhor, para se equilibrarem fisicamente e taticamente. Quando chegarem em uma equipe profissional, já estarão mais preparadas.”
No Brasil, as mulheres foram proibidas de praticar futebol por quase 40 anos, entre 1941 e 1979, bem na época em que o futebol começou a ser o esporte do povo brasileiro, com a conquista de três Copas do Mundo de futebol masculino entre 1958 e 1970. Tamires, que provavelmente atuará na Copa do Mundo na Austrália, comentou sobre a expectativa pela taça.
“Sempre que tem uma Copa do Mundo, a gente não vai só pelo esporte, vamos por muitas causas. E o futebol feminino está à frente de muitas coisas positivas, de muitas causas importantes para o nosso crescimento. A voz da mulher aumentou muito durante esses anos todos. Agora a expectativa é super-alta, não só do nível tático, mas do físico. Os investimentos (também) aumentaram. As minhas expectativas são as melhores possíveis e espero que a nossa Seleção Brasileira possa representar tão bem o país, como a gente merece“
O Corinthians Feminino segue em preparação para a continuidade do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo acontece na segunda-feira (13), às 19h (de Brasília), contra o Grêmio, no Canindé.
Veja mais:
Provável reforço do Corinthians lidera três estatísticas na primeira fase do Paulistão
Corinthians reforça liberdade feminina no Dia Internacional das Mulheres
Fausto Vera fala sobre a preparação do Corinthians para as quartas de final do Paulistão 2023
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados