- Por Levi Natan / Redação da Central do Timão
Ex-técnico do Corinthians, Sylvinho teve papel fundamental na ascensão de Du Queiroz ao time principal do clube. Hoje consolidado no time titular do Timão, foi com o treinador que o volante fez sua estreia no futebol profissional, em agosto do ano passado.
Em entrevista concedida ao GE, Sylvinho comentou sobre a evolução que atletas da base tiveram no período em que foi técnico do Corinthians e citou os casos de Gabriel Pereira e Du Queiroz como especiais.
“Você passar pelos lugares e ficar com as coisas boas é interessante. Sem querer trazer todo o mérito, até porque eu disse isso desde a chegada, fui um atleta da base. O mérito é deles, eles sabem disso. É bem verdade que tem situações que aí me alegram muito, como são os casos do Du Queiroz e do GP (Gabriel Pereira), que aí a identificação comigo ficou muito grande. Nada a ver com o atleta, a qualidade, mas a situação.”
“Esses atletas eram do sub-23. Nós identificamos, o próprio Doriva e o Fernando (Lázaro) colocam uma na minha, a do Du. Porque foi num dos treinos que a gente viu, ele estava atropelando no meio-campo, com muita força física, muita imposição, uma boa qualidade técnica. Você não falava “é só força física, só imposição”. Não, não, não. Esse atleta desenvolve e me fascinou. E depois o João Victor, que é um atleta que tinha sido emprestado, voltou e conquistou o direito dele de titularidade.“
Sylvinho também falou sobre o zagueiro João Victor, que se firmou como titular com o técnico no comando, e hoje está no Benfica, de Portugal.
“Fiquei feliz também porque aí vem a parte do legado, que é interessante. Hoje o João Victor está no Benfica. Excelente, fico feliz da vida por ele. Ele tem qualidade, cresceu, a resposta é sempre do atleta. E que benefício que foi pra ele poder jogar ao lado do Gil, não é? Um cara muito experiente, que tem uma margem de erro pequena. Nós tínhamos dois pilares no começo, que eram os atletas mais experientes, que não seriam jogados fora, e os atletas bem jovens, que iríamos otimizar. Veio o terceiro pilar no segundo turno, com a chegada de quatro atletas.”
Veja mais:
Árbitro que esteve na semifinal da Copa do Brasil apita jogo entre Corinthians e Athletico-PR
Corinthians vence Ferroviária e encaminha classificação para a semifinal do Paulistão Sub-20
Jogadores relembram conquista do Mundial do Corinthians em lançamento de camisa