- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pediu a abertura de inquérito para apurar a denúncia de Edenilson, do Internacional, contra Rafael Ramos, do Corinthians. O meio-campista prestou queixa contra o lateral-direito, acusando-o de tê-lo chamado de “macaco” no empate por 2 x 2 entre os clubes no último sábado, no Beira-Rio. O jogador português nega a acusação e alega que tudo não passou de um mal-entendido.
A solicitação foi encaminhada ao presidente do STJD, Otávio Noronha. Ele irá sortear um auditor do Pleno para conduzir o inquérito. Ainda há o pedido da Procuradoria para que os dois jogadores sejam ouvidos, assim como o trio de arbitragem da partida. Haverá uma reunião de imagens, áudios e documentos disponíveis sobre o ocorrido.
“Ante à possibilidade da oitiva de mais depoimentos, bem como a reunião de novos documentos e mídias que corroborem com o depoimento do atleta Edenilson, em respeito à causa antirracista e à condução isenta dos procedimentos neste STJD, em especial por esta Procuradoria, faz-se necessária a apuração detalhada da prática da referida e repudiável conduta discriminatória”, publicou a Procuradoria no site do órgão.
Se houver o entendimento de que a denúncia de Edenilson é procedente, Rafael Ramos pode pegar suspensão de cinco a dez jogos, além de pagamento de multa de R$ 100 a R$ 100 mil. O lateral português seria denunciado no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que trata sobre ato discriminatório.
Além do caso estar sendo averiguado no âmbito esportivo, a Polícia Civil tomou depoimento dos envolvidos e está cuidando do ocorrido na esfera criminal. Nos próximos dias, uma perícia de leitura labial para comprovar a suposta ofensa racista de Rafael Ramos, solicitada pela delegada Ana Luiza Caruso, da 2ª Delegacia de Porto Alegre, deve ser concluída.
Veja mais:
Corinthians Feminino tem quatro representantes na Seleção da Torcida da nona rodada do Brasileirão
Torcedores do Corinthians tem vôo adiado e temem não chegar para jogo contra o Boca Juniors
Quero ver se vai ter a mesma punição com o mesmo rigor e exposição, quando apurar ser falsa essa denuncia. Como ele estava decadente, sumido da mídia achou um meio de aparecer. Muito mi mim mi. Não acredito ser verdadeira essa denuncia, não da forma interpretada.
Quero vê a casa Brança da mídia se não for comprovado que o jogador do Corinthians falou tal coisa , e vamos ver qual punição o Denilson vai ter !