O polêmico pênalti marcado a favor do Santos nos acréscimos do empate em 1 x 1 com o Corinthians, na noite do último domingo, 29, na Neo Química Arena, segue dando o que falar. Logo após o jogo, dirigentes e jogadores corinthianos manifestaram revolta com a decisão do árbitro Anderson Daronco ao assinalar penalidade depois de uma disputa do santista Soteldo com o zagueiro Bruno Méndez.
Entre os indignados, Fábio Santos garantiu que, na hora do pênalti, Soteldo pediu desculpas aos jogadores do Corinthians para não sofrer cartão amarelo por simulação. Anderson Daronco escutou as palavras do venezuelano, mas, mesmo assim, foi até o monitor do VAR, analisou o lance em câmera lenta e decidiu marcar a penalidade, segundo o lateral-esquerdo.
“Na hora do lance, a gente pede cartão amarelo para o Soteldo (por simulação) e ele (Soteldo) pede desculpa, falando que não tentou cavar, mas que, obviamente, não foi pênalti. Você vê a falta, é ele que pisa no pé do Bruno”, declarou Fábio Santos, em entrevista na zona mista.
“O Soteldo pede desculpas na hora, para não tomar o cartão amarelo, porque a gente pede cartão amarelo. Ele fala que teve o contato, mas não tentou cavar o pênalti. Daronco escuta essa informação e o VAR, não sei por que, chama num lance desse. Daronco vai lá olhar, passa no telão, 40 e poucas mil pessoas viram que não foi absolutamente nada e ele marca o pênalti mesmo assim. Um erro desse tamanho é difícil de entender.”
“O cara do VAR ainda chama o Daronco, ele vai olhar, passa no telão, 40 mil pessoas viram que não foi pênalti e ele consegue marcar. A gente reclama e fica indignado com tudo isso. Óbvio que erros acontecem, mas desse tamanho e nesse momento do campeonato, custa caro”, completou.
“Pessoas viram que não foi pênalti ali, ao vivo, na hora que foi para o VAR. Mesmo assim, com a personalidade que ele (Daronco) acha que tem, marcou o pênalti. Óbvio que um erro ou outro vai acontecer, pênalti, mão na bola, cria algumas dúvidas. Mas esse pênalti foi muito claro para todo mundo que não foi.”
“Não tem como tirar a responsabilidade do Daronco, mas o VAR não tem que se meter num lance desse. Na câmera lenta, devagar, você vê que não foi pênalti. Ele viu a informação do Soteldo falando que não tentou cavar e não era para cartão amarelo. Ele foi lá, viu duas, três vezes, e marcou o pênalti. É revoltante, momento decisivo do campeonato, que qualquer erro pode custar caro”, afirmou.
De acordo com Fábio Santos, Daronco, então, disse que, se errou na decisão de dar pênalti para o Santos, vai pedir desculpas e, depois, será punido pela CBF.
“Daronco falou que viu que o Soteldo foi calçado. Eu falei para ele. ‘Passou no telão, todo mundo viu que não foi, só você achou pênalti’. Aí começa aquele discurso de ‘se eu errei, peço desculpas depois e vou ser punido, mas nesse momento achei que foi’. Muito fácil dar o que achou, depois vai ver se vai ser punido. Nós sabemos que não vai ser punido coisa nenhuma”, concluiu o veterano.
Fábio Santos não foi o único corinthiano que externou indignação com a arbitragem do Clássico Alvinegro após o jogo. Na zona mista, o presidente Duilio Monteiro Alves, o gerente de futebol Alessandro Nunes e jogadores como Renato Augusto, Cássio e Fausto Vera manifestaram descontentamento com as decisões de Anderson Daronco. Em entrevista coletiva, o técnico Mano Menezes fez o mesmo.
Fato é que o empate foi ruim para o Corinthians. O Timão se manteve na parte de baixo da tabela do Brasileirão e ainda briga para se livrar do rebaixamento, ocupando a 14ª colocação. O próximo jogo será nesta quarta-feira, 01/11, contra o Athletico-PR, novamente na Neo Química Arena.
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Corinthians e ALE Combustíveis: últimos dias de uma promoção imperdível para a Fiel!
Semana do Corinthians tem rodada dupla do Brasileirão, semifinal no feminino e final na base
Mano Menezes afirma que Corinthians fez bom primeiro tempo, mas não soube manter o ritmo no segundo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados