- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
A Conmebol anunciou nesta sexta, que na próxima terça-feira (27) acontece o sorteio da Libertadores de Futsal do Uruguai. O torneio, que estava previsto para acontecer entre os dias 1º e 8 de maio, ocorrerá entre 15 e 22 do mesmo mês. A mudança de datas aconteceu pelo agravamento da pandemia de Covid-19.
Os potes para o sorteio estão definidos, e o Corinthians está no Grupo 2 juntamente com o Alianza Platanera, da Colômbia, e o Universitario, do Peru.
As equipes classificadas são 12, divididas em quatro grupos de três: San Lorenzo, Proyecto Latín, Carlos Barbosa, Corinthians, Universidad de Chile, Alianza Plataneira, Sportiva Boca, Cerro Porteño, Universitario, Nacional, Peñarol e Delta Te Quiero.
Apenas Brasil e Uruguai tem dois representantes no torneio. O Carlos Barbosa se classificou por ser o atual campeão. O time gaúcho conquistou os títulos de 2017, 2018 e 2019. Como em 2020 a competição não aconteceu, a CBFS garantiu ao time amarelo a participação nesta edição.
Já o Corinthians se classificou para a Libertadores de Futsal 2021 após vencer o Magnus por 3×2 no começo de março. A disputa de uma edição especial entre os dois últimos campeões da Supercopa foi necessária após o cancelamento da edição de 2020 da Libertadores, provocada pela pandemia de coronavírus.
A CBFS quando soube do cancelamento, imediatamente já enviou uma solicitação através da CBF à Conmebol, para o Brasil ser contemplado com mais uma vaga na Libertadores, assim o campeão de 2020 e 2021 teriam suas vagas garantidas, porém a solicitação não foi aceita devido ao possível aumento nas vagas para as demais Federações Internacionais. Assim, a CBFS decidiu realizar o confronto entre os campeões de 2020 e 2021 para decidirem num jogo único o representante brasileiro na Libertadores 2021.
A vitória do Corinthians quebrou uma invencibilidade que durava mais de um ano. O Magnus Futsal não perdia um jogo desde dezembro de 2019, quando perdeu a final da LNF para o Pato Futsal.
Campeão da edição especial da Supercopa Magnus de Futsal, o Corinthians buscará um título ainda inédito em sua história sendo a sua segunda participação na competição.
Leia também:
Veja a provável escalação do Corinthians para o jogo contra o Santos
Ex-centroavante do Corinthians, Boselli volta a encontrar as redes no Cerro Porteño
Vai e vem – Confira as movimentações do Corinthians no mercado da bola