Veja os números daquele daquele que é um dos maiores jogadores de todos os tempos, e vestiu as camisas de Corinthians e do tricolor da cidade de Ribeirão Preto-SP
O Timão faz sua estreia no Campeonato Paulista 2020 na noite desta quinta-feira (23), às 21h30, na Arena Corinthians contra o Botafogo, da cidade de Ribeirão Preto, uma das maiores do interior do estado de São Paulo. A ligação entre os dois clubes é algo muito especial para suas torcidas: Dr. Sócrates.
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou apenas Dr. Sócrates, nasceu em Belém-PA, mas foi em Ribeirão Preto, cidade onde cresceu, que o eterno camisa 8 ingressou no mundo do futebol. Com apenas 16 anos o craque já defendia as cores do juvenil do Botafogo, onde se profissionalizou em 1974.
Foram duas passagens de Sócrates pelo tricolor, na primeira e mais longa, somou 269 jogos, e marcou 101 gols entre os anos de 1974 e 1978. Já aos 35 anos, em 1984, Sócrates retornou ao time que o revelou para se retirar dos gramados. No ano de sua aposentadoria como jogador profissional, o gênio atuou em sete partidas, e marcou um gol.
Já pelo Corinthians, Sócrates foi muito mais que uma figura que desfilava seu talento dentro das quatro linhas. O ídolo foi o líder intelectual da Democracia Corinthiana, movimento de enorme importância na história do clube do Parque São Jorge.
Como jogador, o Doutor foi campeão do Campeonato Paulista em 1979, 1982 e 1983. Sócrates fez 298 jogos com o manto Alvinegro, e marcou 172 gols. Porém sua genialidade nos gramados não pode ser traduzida em números, e os lances do craque vão permanecer eternamente dentro dos nossos corações.
Por Marcelo Becker
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados