O terceiro uniforme dividiu opiniões, o que não é de se estranhar, pois o Time do Povo já nasceu à frente do seu tempo
Diferentemente das camisas lisas, o Corinthians inovou com estampas, mas não são padronagens tradicionais, e sim, imagens que retratavam as “invasões” da fiel torcida em momentos emblemáticos. Estavam presentes na camisa o Rio de Janeiro na semifinal do Brasileirão de 1976 e na final do Mundial de 2000 e Japão, no Mundial de 2012.
Assim como o Corinthians surgiu incompreendido, não aceito, em um tempo em que o futebol era considerado um esporte exclusivo da elite, no início do século XX, a camisa III que celebrava o aniversário de 109 anos do clube, homenageando sua torcida, também nasceu dividindo opiniões, e ao mesmo tempo emocionando parte da torcida que esteve presente nos jogos retratados.
A camisa era predominantemente preta, com gola V, estampada na parte da frente e mangas com imagens da Fiel nas arquibancadas. Trazia mais uma novidade: dentro dos números estampados nas costas existia um símbolo que só podia ser visualizado sob luz negra.
O ensaio para o lançamento foi feito na Arena e estiveram presentes Cacau, Adriana Silva e Gabi Nunes (jogadoras do time feminino) e Fagner, Júnior Urso e Pedrinho (atletas do time masculino).
“O ano é 1976, 70 mil corinthianos tomam conta da cidade do Rio de Janeiro para apoiar o Corinthians pela semifinal do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, batendo o recorde histórico de maior torcida visitante até os dias de hoje. Vinte e quatro anos depois, o episódio se repete e os torcedores invadem o mesmo templo do futebol brasileiro para empurrar o time na final que culmina no primeiro título do Mundial de Clubes, com mais de 40 mil torcedores dominando as arquibancadas cariocas. Em 2012, o Bando de Loucos vai mais longe e mais de 30 mil pessoas atravessam o mundo para transformar o Estádio Yokohama em sua própria casa durante a final do Mundial, no Japão. As invasões corinthianas entraram para a história do futebol, mas, muito mais que isso, comprovam que onde houver Corinthians, o time jogará em casa”, escreveu o Corinthians em seu canal no YouTube.
Além da camisa de jogo, foi lançada coleção completa, que incluía peças casuais como camisetas, jaquetas e bonés e patches que faziam referência às três invasões (1976, 2000 e 2012) e um patch com a inscrição “Onde houver Corinthians”.
A estreia do uniforme foi no dia 7 de setembro de 2019, na Arena Corinthians, contra o Ceará, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Inicialmente a camisa recebeu críticas de parte da torcida, mas ao conhecê-la pessoalmente, a maioria mudava de opinião. Só no primeiro dia foram vendidas 1.200 peças, sendo que a camisa do Senna, a mais vendida da história das terceiras camisas, vendeu 1.500 peças no lançamento.
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Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
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